segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Decisão, determinação e dedicação: três atitudes para o sucesso

O professor Karl Anders Ericsson, da Universidade da Flórida, conduziu uma pesquisa que ganhou grande repercussão através do livro Outliers, de Malcolm Gladwell. A conclusão mostra que os gênios não possuem um QI altíssimo. Isso quer dizer que qualquer pessoa normal pode alcançar feitos extraordinários. Então, quais são os fatores fundamentais para alcançar o sucesso?

Há dois anos resolvi me matricular num curso de língua japonesa. Tomar a decisão foi a primeira coisa a fazer. Isso influi diretamente nos fatos e acontecimentos felizes ou infelizes, sucesso ou insucesso. Podemos afirmar que cada um constrói o seu futuro por meio das decisões tomadas hoje.

Estou na sala de aula porque decidi e determinei que iria aprender a língua japonesa, saber usar corretamente a linguagem formal, informal, ler pelo menos mil “Kanjis” para me comunicar corretamente no Japão. A decisão é importante, é o primeiro passo. Mas precisamos continuar caminhando. A determinação é o que faz você continuar rumo ao objetivo da decisão.

Ela é o segundo fator mais importante para o sucesso. Tomar uma decisão é fundamental, mas isso não basta. Frequentar as aulas todos os dias após um dia de trabalho, estudar e fazer as lições de casa todos os dias é cansativo. Dá vontade de desistir. É preciso determinação para continuar frequentando o curso.

Determinar é construir o seu castelo, tijolo por tijolo, dia após dia, não durante uma semana, um mês, um ano, mas durante anos. Determinar é persistir, é perseverar um objetivo no longo prazo, para isso é preciso ter paixão, preparo físico e mental.

A corrida para o sucesso profissional ou empresarial não é uma corrida de curta distância, não é uma competição de 100 metros. A corrida da vida é sempre uma maratona. Determinação é viver a maratona da vida dia após dia, por anos seguidos sem nunca desistir.

Buscar o conhecimento é o primeiro passo para realizar qualquer coisa, porém é preciso transformar o conhecimento em habilidade. No meu caso estou fazendo o curso de língua japonesa e não basta só frequentar a aula. É preciso estudar, fazer lição de casa, ouvir, ler, praticar para poder comunicar corretamente no Japão, sem cometer gafes.

O terceiro fator mais importante para o sucesso é a dedicação. Para conseguir realizar qualquer coisa é necessário dedicar tempo. Todas as pessoas bem sucedidas, todos os campeões mundiais souberam superar as dificuldades, para isso se esforçaram muito treinando, treinando, treinando. Repetiram os exercícios centenas, milhares de vezes para se aperfeiçoarem.

Os fatores fundamentais para alcançar o sucesso são: decisão, determinação e dedicação. Os Beatles fizeram aproximadamente mil e duzentos shows em clubes de strippers e bares de pouca expressão em Hamburgo e Liverpool durante cinco anos (entre 1957 a 1962) até conseguir o primeiro sucesso. Isto não ocorreu só com eles. Podemos citar: Thomas Edison, Roger Federer, Sebastian Vetel, etc.

No livro de biografia do Roger Federer há o depoimento do primeiro preparador físico. Perguntado se na época imaginava que ele se tornaria um dos maiores tenistas, a resposta foi: “obviamente que não. Eu nunca imaginei que tinha sob o meu comando o futuro 'ás' do tênis mundial”, dizia. Já Federer, aos 17 anos já dizia que queria se tornar o número um do mundo. Estava decidido, mesmo não tendo nenhum ponto na classificação.

Perguntado também sobre o segredo do sucesso do Federer a resposta foi: “Não existe sucesso sem trabalho. Ele investiu muitas horas de preparo na coordenação, na força e em suas condições físicas. Na quadra ele parece bem rápido porque possui uma coordenação espetacular. Mesmo que alguém já nasça com talento, isso não seria suficiente para tornar um campeão”.

Dos exemplos podemos concluir que o sucesso depende só da própria pessoa: da sua decisão, da determinação e dedicação. Como afirmou Thomas Edison: “Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais”. Ainda falta um ano para concluir o curso e pelo menos mais três anos para chegar nos mil “Kanjis”. Para isso preciso ir novamente na aula de hoje...

Orlando Oda.  www.afixcode.com.br


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário