terça-feira, 22 de outubro de 2013

Jovem de 15 anos inventa teste que descobre câncer em cinco minutos



Um garoto estadunidense marcou seu nome na história da ciência. Quando tinha 15 anos de idade Jack Andraka criou um teste que detecta o câncer de pâncreas de maneira bem mais rápida e fácil do que o já utilizado. O teste chega a ser 26 mil vezes mais barato do que o atual e pode revolucionar o tratamento da doença.
Jack se dedicou a criação deste método porque perdeu uma pessoa próxima vítima deste tipo de câncer, um dos mais letais. Diante disso o garoto buscou uma forma mais eficaz de prevenção. Com a sua criação, Jack ganhou o maior prêmio para pré-universitários na Feira Internacional de Ciência e Engenharia a Intel 2012 e levou para casa 100 mil dólares.
Teste
O exame criado pelo jovem pode detectar o câncer no pâncreas, no ovário e no pulmão. Ele funciona por meio de um sensor que testa urina e sangue do paciente, se o resultado der positivo para determinada proteína significa que o paciente está com câncer. A folha utilizada para realizar o teste muda de cor conforme a quantidade da proteína no sangue e assim a doença pode ser detectada antes de se desenvolver. 

Diante dos bons resultados da invenção, a equipe do laboratório 'Quest Diagnostics' planeja colocar o produto no mercado dentro de 10 anos. Jack irá trabalhar na realização dos testes clínicos do sensor. 

O jovem está agora com  16 anos e conquistou o quarto lugar na  Feira Internacional de Ciência e Engenharia a Intel 2013 com outro projeto. 


Comente este artigo.

5 comentários:

  1. Uau! Já tinha lido algo a respeito sobre este garoto e achei interessante este artigo, por isso resolvi passar por aqui! Ótimo exemplo de cidadania e inteligência, só espero que um dia este teste que ele inventou esteja dentro da nossa realidade e que possamos assim lutar contra essa doença terrível. Conheça meu blog: http://aquele-bom-papo.blogspot.com.br/

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  2. Menino super inteligente. Só que vai demorar muito, pra colocar.

    ResponderExcluir
  3. Que legal, pena que ainda vá demorar 10 anos!!! É de pessoas como ele que o mundo precisa!

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Karacas...ótima notícia!!! Mas só vai colocar no mercado dentro de 10 anos? Tá de brincadeira hein !!!

    www.saudeextrema.com.br

    ResponderExcluir
  5. Otima noticia! Mais Quando isso chega no Brasil!

    ResponderExcluir