terça-feira, 20 de agosto de 2013

O hormônio que age no cérebro e dispara a sensação de fome chama-se: grelina. Saiba mais...



O estômago é o responsável pela produção do hormônio grelina. Quando o estômago fica vazio, começa a produzir grelina em maior quantidade. Este hormônio age no cérebro da pessoa como se fosse um sensor, eis que provoca e dispara a sensação da fome.

A ingestão de alimentos diminui a concentração de grelina e consequentemente diminui a sensação de fome.

Por esta razão é que se recomenda comer de cinco e seis vezes ao dia para evitar a concentração do hormônio grelina no estômago.

Este hormônio foi descoberto por pesquisadores japoneses no ano de 1999, mas, entretanto, é necessário registrar e esclarecer que foram cientistas britânicos que demonstraram ser o hormônio grelina um estimulante da fome.

Destarte, os americanos concluíram que diminuindo o tamanho do estômago haveria redução da forme. Estas descobertas foram vitais para o tratamento da obesidade e porque não dizer da cirurgia bariátrica.

A passagem dos alimentos do estômago para o intestino promove a liberação do hormônio PYY, que por sua vez, assim como o hormônio grelina, age no cérebro, despertando e ativando a saciedade e por via de consequência reduzindo a fome.

Esses conhecimentos são revolucionários no controle da obesidade.

Cabe salientar, diante do que foi dito, que quando ingerimos carboidratos simples, como por exemplo, a batata e os doces, estes são absorvidos antes mesmo que os intestinos liberem o hormônio PYY que é o inibidor da fome. O exagero de carboidratos transforma-se em gordura a ser armazenada. Assim, é uma oportunidade de usarmos esse conhecimento para melhorar o nosso hábito de alimentação.

As gorduras e as proteínas, especialmente aquelas derivadas de carnes, se propagam mais rapidamente para o interior dos intestinos liberando, desde logo, o hormônio PYY e determinando com maior rapidez a sensação de saciedade.

Desta forma recomenda-se que não se coma tudo junto, como por exemplo: arroz, feijão, legumes carnes e salada. Levando-se em conta o raciocínio anteriormente exposto, deveríamos ingerir primeiro a salada e a proteína e só depois os carboidratos, eis que aqueles absorvidos com maior rapidez pelo intestino liberam o hormônio da saciedade PYY. Com este hábito teríamos a sensação de saciedade antes da sensação da fome, esta provocada pelo hormônio grelina.

Como se vê, não devemos ficar por muito tempo de estômago vazio. Deve-se comer em pequenas quantidades por mais vezes ao dia. Precisamos raciocinar todos os dias e com isto elaborarmos a melhor forma de alimentação.

 Estes são, sem dúvidas os critérios mais modernos e corretos para aproveitarmos os benefícios de uma alimentação correta.


 

Comente este artigo.

 

3 comentários:

  1. Excelente artigo.
    O nome do hormônio é um pouco estranho.
    Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, William
    Excelente esse artigo.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Fome...quando se passa muito tempo sem comer,ela triplica...!!!por isso é bom comer mais vezes em pouca quantidade!!
    abç

    ResponderExcluir