terça-feira, 27 de agosto de 2013

Médicos cubanos e eleições 2014

Fiquei muito surpreso ao tomar conhecimento de que o Brasil vai contratar quatro mil médicos cubanos e pagar diretamente ao Estado Cubano dez mil reais por mês, além da ajuda de custo para cada um deles. E mais surpreso ainda quando fica claro que os respectivos diplomas estarão dispensados de revalidação no Brasil.
Porém, sem entrar em maiores detalhes, não compreendo a ação daquela a quem mantemos e ora comanda o País e a todos nós, contribuintes, pois é mais do que claro que preferiríamos que esses recursos fossem pagos aos nossos médicos brasileiros. E por múltiplas razões, sendo a primeira e mais importante a de que tais recursos seriam gastos e aplicados aqui no Brasil, com o que, além de reverter em novos impostos, impulsionariam a economia do Brasil, não a economia de Cuba. E absolutamente sem saber e sem ter qualquer controle de quanto Cuba pagará para cada médico contratado.
 No entanto, não é este o foco desta manifestação. O foco presente é que, embora a destempo, a nossa mandatária maior está em campanha para as eleições de 2014. E se é assim mesmo, como parece ser, não há a menor dúvida de que comete equívoco de grande monta.
 Como não sou profeta, e menos ainda profeta do acontecido, é que escrevo e publico este texto exatamente para comprovar a assertiva. E por tais razões afirmo, enquanto cientista social, enquanto cientista político, e enquanto cidadão e contribuinte, que há imenso risco nessa ação de Estado. Isso mesmo, pois caso se mantenha essa decisão, há risco quase certo de a atual mandatária perder a eleições de 2014 a qual pretende ganhar, ainda mesmo que seja em segundo turno. Sim, pois no primeiro turno já se faz corrente que não obteria percentual de votos suficientes para a vitória.
 E essa própria afirmativa já é, por si mesma, outra surpresa, pois é de se ter por certo que quem faz alguma coisa deve necessariamente saber o que faz. Porém, tantos já viram, e ainda verão, nem sempre é assim! 
Comente este artigo.



Um comentário:

  1. Haja paciência com esses politicos!Bom quero aproveitar e te convidar para conhecer e se cadastrar se quiser no novo agregador.É um agregador diferente, ele é pra vc e pra quem desenha, pinta ou escreve poesias , artigos, fala sobre moda, beleza família entre outras coisa, enfim seu blog ou site será bem vindo!http://www.pigro.com.br Pigro, agregador de blogs e sites.Aguardo vc!Grande beijo fique com Deus!

    ResponderExcluir