sábado, 31 de agosto de 2013

Guarda Compartilhada: vantagens e desvantagens


A maioria dos processos que envolvem o direito de família tem na regularização da guarda dos filhos em comum o principal entrave. Isso porque a separação dos pais traz como consequência a discussão sobre quem deve permanecer com quem. Muitos acreditam que a guarda compartilhada seja a melhor forma de resolver este impasse, porém antes de adotá-la é preciso conhecer bem suas vantagens e desvantagens.

 A guarda compartilhada é garantida em nosso Código Civil no artigo 1.583, sendo definida como “a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto”. Primeiramente vale lembrar que a vida em família é um direito garantido em nossa Constituição Federal, tanto que o convívio familiar é considerado o local onde recebemos os preceitos básicos da vida tais como formação moral, social, ética e até mesmo religiosa.

 A guarda compartilhada busca exatamente isto, valorizar o convívio do filho com seu pai e sua mãe apesar da ruptura conjugal. O fato dos pais estarem separados não pode significar a exclusão ao direito de convivência da criança com ambos os genitores. A guarda compartilhada reforçou a ideia de que tanto o pai quanto a mãe devem estar presentes na educação dos filhos, exercendo conjuntamente esse direito.

 Apesar da possibilidade legal de dividir a guarda do filho, ainda é comum a criança permanecer sob a responsabilidade de apenas um genitor após a separação. Isso infelizmente acaba gerando para o cônjuge que não detém a guarda uma participação praticamente mínima na vida do filho. A guarda compartilhada vem a ser uma espécie de ampliação ao direito de visitas, na qual a convivência com o filho se intensifica, colocando os pais no mesmo nível decisório.

 Visto as vantagens trazidas por este instituto, é preciso ter em mente as dificuldades para adoção deste sistema. A guarda compartilhada somente poderá ser aplicada se existir harmonia entre os pais no que tange ao bem-estar da criança, sem considerá-la como sua posse. Situação raramente encontrada no dia a dia já que rusgas e desgastes passados acabam influenciando direta ou indiretamente na maneira como o ex-casal controla o tempo passado com o filho, o usando inclusive como meio de atingir o antigo companheiro.

Outra dificuldade relacionada à guarda compartilhada é a inexistência de dias e horários programados para as visitas, bem como o fato de um dos pais passar a morar em cidade diferente após o término do relacionamento. Ao compartilharem a guarda, pai e mãe devem ter contato diário com a criança e participar igualmente do seu cotidiano.

 Antes de optar pela guarda compartilhada é preciso estar ciente de que é fundamental existir entendimento entre os envolvidos. Caso contrário, trará ainda mais desgaste para uma relação rompida e deteriorada.

 A guarda compartilhada foi uma inovação útil que confirmou a participação dos genitores na criação dos filhos, ainda que não convivam sobre o mesmo teto.


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. hj é dia ta assim tanto a mãe como o pai querem a guarda do filho e claro eu sou contra o divorcio por causa disso mais infelizmente o mundo ta assim mais dias melhores virão sucesso aí william me visite mais vezes

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir