segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bíblia encontrada na Turquia com evangelho inédito preocupa Vaticano


Uma bíblia com mais de 1500 anos descoberta no ano 2000, segundo o Daily Mail, está tirando o sono do Vaticano. De acordo com as informações, o volume feito em couro e escrito em siríaco, um dialeto aramaico, traria o evangelho de Barnabé, um dos apóstolos de Jesus, que viajava com Paulo. A polêmica foi divulgada pela imprensa iraniana, que afirmou que as informações presentes no evangelho podem acabar com o cristianismo. 

Há 13 anos a bíblia foi encontrada na Turquia e esteve guardada em segredo por todo esse tempo. Entre as informações polêmicas do livro que teria sido escrito no século V, negaria que Cristo foi crucificado e que era o Filho de Deus. De acordo com os iranianos, no evangelho estaria escrito que Jeses previu a chegada do profeta Maomé, e que os textos seguem a mesma linha que os textos sagrados da religião islâmica. 

O Vaticano teria feito uma solicitação oficial para avaliar a relíquia, embora muitos acreditem que tudo não passa de propaganda islâmica "anticristianismo". As autoridades que avaliaram a bíblia acreditam que o livro seja autêntico. Phil Lawler, que escreve para um site cristão, apontou algumas inconsistências nas alegações iranianas. 

De acordo com Lawler, se o documento foi escrito durante o século V ou VI, é impossível que tenha sido escrito por alguém que viajava com o apóstolo Paulo 400 anos antes. Desta forma, o evangelho deve ter sido produzido por alguém que se fez passar por Barnabé. Além disso, a correta datação do documento é crucial, pois no século VII a chegada de Maomé já podia ser antecipada. 

Comente este artigo.

2 comentários:

  1. seria julgador demais se eu disser que nem a biblia que corre nas mãos de milhões de pessoas,esteja livre de retoques humanos??Bom,do ser humano eu não duvido de nada!!

    ResponderExcluir
  2. Não acredito nisto , se Barnabé andava com Paulo por que Paulo que escreveu tantos livros da Bíblia não mencionou nada disto? Não acha muito estranho que só um destes falar sobre isto,enquanto a Bíblia é escrita por vários homens inspirados por Deus, mas também não admiro, tenho visto tantas coisas e como creio piamente na Bíblia tudo que está escrito nela está se cumprindo. Mas eu não sei a quem este povo quer enganar, não acredito na veracidade disto, forte abraço amigo e fica aí minha opinião.

    ResponderExcluir