sexta-feira, 12 de julho de 2013

Afinal, o que é um milagre?


O milagre para todos os seres humanos sempre existiram, pelo menos na forma que todos veem. Então a primeira pergunta é: o que é um milagre? Às vezes o termo é empregado inadequadamente, como ocorre com defesas difíceis dos goleiros no futebol. Mas isso é lá outra história. Falemos sobre o milagre como o vemos. Sempre é algo que escapa à nossa compreensão. NÃO QUEREMOS VER AQUILO QUE INCOMODA A NOSSA COMPREENSÃO. É da tradição cristã acreditar que milagres somente podem ser atribuídos aos santos.

 Pessoas comuns jamais praticam atos que possam ser assim denominados. Essa é indagação que eu deixo para os leitores refletirem. MILAGRE É O ACONTECIMENTO QUE ESTÁ FORA DO CONTEXTO HUMANO.

A nossa capacidade cerebral ainda é um grande mistério. Alguns dizem que poucos chegam a utilizar vinte por cento. A maioria não utiliza dez por cento. Então o que pode acontecer quando alguém consegue utilizar mais que dez por cento. É possível que, ao ultrapassar essa barreira, alguém possa realizar algo que vai nos surpreender.

 Daí, talvez num repente de pasmo, exclamemos: MILAGRE! Reflitamos sobre um doente em estado gravíssimo. Ninguém mais acredita que ele possa viver mais do que uma hora ou um dia. Então, de forma inesperada, ele apresenta melhoras. Mais alguns dias e está em perfeito estado de saúde. Foi um milagre? Quem foi o santo milagreiro? Acontece que, nesse período, o paciente foi medicado e submetido a uma cirurgia com raríssimas chances de sucesso. Pode o cirurgião ter utilizado mais do que os vinte por cento de sua capacidade? Talvez tenha sido assistido por algum espírito de luz.

O milagre não está no que é espetaculoso. Quantas vezes vimos demonstrações de milagres na TV. Gente saindo de cadeira de rodas, chorando, dizendo: MILAGRE, MILAGRE! Será que devemos acreditar nesses shows? Os milagres acontecem todos os dias. Nem sempre os percebemos, porque precisamos de um espetáculo visual para acreditar. E o milagre não precisa dessas cenas cinematográficas.

Por outro lado, ainda, será que milagre tem que ter autor? Algo sobrenatural, originado na natureza, por exemplo: um tornado destrói uma casa e todas as pessoas saem ilesas. É um milagre? Pode ser um fenômeno natural, mas saiu da rotina da nossa compreensão. Milagres também podem acontecer ao longo do tempo. Quem disse que tem de ser uma coisa espontânea e imediata? Uma pessoa pobre que enriquece durante a sua vida é um milagre. A tendência natural é que um pobre não tenha condições de estudar, de buscar conhecimento ou de ter um trabalho melhor.

 Mas essas barreiras podem ser superadas pelo esforço, trabalho, estudo e também muita sorte. Outro milagre do mundo é a SORTE. Só tem sorte quem acredita que ela exista. Eu me considero um cara de sorte. E vocês, meus leitores, querem ter SORTE? Para que milagres aconteçam é preciso acreditar que podem acontecer.

 E a SORTE? Resumindo, podemos dizer que tudo é possível, DESDE QUE TENHAMOS FORÇA MENTAL PARA ACREDITAR: NOS MILAGRES E NA SORTE!


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Comentei no link original do autor, mas vou colar aqui também.

    "No da doença grave, não seria o milagre ele ter ficado curado, mas sim encontrar um médico que use mais do que 20% de sua capacidade mental, o que logicamente seria mais admissível do que uma cura divina.

    A auto confiança, que os religiosos chamam de fé, também é decisiva nessas horas. O apoio familiar, a crença no divino que faz o sujeito se encher de confiança, de força de vontade. Isso é um excelente remédio pra se recuperar. Milagre é relativo e usado para acomodar quem não quer compreender. Incomoda a compreensão, como você diz.

    Sobre os shows, me parece que são só shows mesmo. Já estudou sobre o uso da hipnose? Veja e depois compare com que muitos pastores fazem na igreja. Isso se chama charlatanismo mesmo.

    Ótimo artigo. Abraços!"

    Djoni Filho Debate

    ResponderExcluir