sexta-feira, 21 de junho de 2013

Uma mentira muitas vezes se transforma numa verdade...

Não sei por que nas últimas semanas comecei a pensar se todas as coisas que leio ou escuto são realmente o que parecem. A inflação é uma mentira criada pela oposição. O povo saiu às ruas para protestar contra o aumento das passagens. O Brasil tem o número de ministros adequado a seu tamanho. O crime organizado e os traficantes não têm mais o controle das comunidades pacificadas. A educação no Brasil está melhorando. As obras do governo para a Copa do Mundo e as Olimpíadas estão dentro do cronograma. O Congresso está preocupado com o bem estar da população brasileira. A justiça é igual para pobres e ricos no Brasil. Os políticos procuram pelo voto dos cidadãos para poder ajudar ao povo.
Posso continuar a lista interminável de informações que recebemos diariamente, mas que no fundo não transmitem credibilidade, mas somos forçados a acreditar nelas porque todos a repetem sem parar. Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler dizia que se repetimos uma mentira muitas vezes se transforma numa verdade. Parece que alguém comprou essa ideia e por isso é que repetem tanto tudo o que ouvimos.
Mas se isso é verdade, significa que o governo nos mente quando fala que a inflação não voltou. Significa que quando vemos que o custo de vida tem aumentado mais que nossos salários não é imaginação nossa. Comprova que o dinheiro do povo não vai para beneficiar a população, mas para melhorar a vida daqueles que tomam conta das nossas finanças. Fortalece a imagem que os servidores públicos não estão ao nosso serviço, mas nós estamos a serviço deles.
Tento ensinar isto a meus alunos, não deixem de usar e treinar seus sentidos. Quando usem como devem o tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar; o sexto sentido, que é a combinação dos cinco anteriores será desenvolvido naturalmente. Esse sexto sentido, ou como eu o chamo “bom senso”, nos permitirá descobrir as mentiras que parecem verdades.
A educação, em verdade, se resume a isto: desenvolver nossas capacidades intelectuais, espirituais e emocionais através dos cinco sentidos para chegar algum dia a ter “bom senso”. Quem chega ao bom senso pode chegar à sabedoria. O conhecimento sozinho, sem a educação e integração com nosso ser não serve de muito, somente nos faz ouvir, ver, comer, cheirar e tocar aquilo que nos apresentam. A educação nos faz ter a capacidade de escolher em função do que sabemos e não do que os outros querem que saibamos.
Boa reflexão.


Comente o texto do professor, participe.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário