quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os outros são nossos espelhos

Quando alguém fala que não está nem aí para o que os outros dizem não é bem assim, pois o que dizem e falam sobre nós fica marcado, queiramos ou não. Somos seres sociais, precisamos ouvir as pessoas. O que algumas pessoas dizem sobre como agimos e como somos pode servir para que nos conheçamos mais intensamente.

Não é por acaso que se diz que o olhar da mãe faz o bebê se desenvolver e o que esta lhe diz forma a imagem de si. Então, o que nossos pais falam sobre nossas reações e nossos comportamentos, o que nossos amigos assinalam sobre nós é muito relevante para nossa avaliação pessoal. Assim continua com o nosso grupo de professores e demais pessoas com quem convivemos mais. Todas essas palavras dos outros ajudam nosso autoconhecimento.

Desta maneira pessoas que têm em seu ambiente um convívio onde as críticas negativas são em maior número do que os comentários positivos podem desenvolver inseguranças, medos e, inclusive, fobias sociais. Usam mecanismos de defesa inadequados por conta da destruição da autoestima. Podem se tornar mais depressivas, ter dificuldades de perceber claramente a realidade, ficam muito resistentes não acreditando nos retornos positivos e assim não mudam.

Estas pessoas temem as críticas e jamais acreditam em algo bom sobre si mesmo, rejeitam os elogios, não sabem guardá-los para usá-los quando necessário e se avaliam negativamente. Sabotam os próprios elogios, pois nunca acreditam que são merecedoras. Infelizmente, conviver com pessoas que são altamente críticas destrói com quem está perto.

Precisamos do olhar positivo dos outros para construir nossa personalidade, nosso olhar sobre nós mesmos e nos desenvolver saudavelmente. Pais que estimulam positivamente seus filhos, falam de suas qualidades e trabalham com as dificuldades ajudando-os a entender que podemos errar e corrigir nossos erros, também podemos melhorar tudo o que desejarmos.

Professores que trabalham estimulando seus alunos falam de suas capacidades, suas potencialidades e ajudam de perto a melhorar quando estão em dificuldades, principalmente, quando não sabem fazer alguma coisa. Todo olhar positivo e afetuoso é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento adequado e saudável. 

O olhar positivo de uns para com os outros é que contribui para sermos pessoas mais afetuosas, abertas, com capacidade para desenvolver o que temos de melhor.



Comente o artigo, participe...

2 comentários:

  1. Sim! concordo, devemos sempre estimular o lado bom de cada um, mesmo pq, assim estaremos nos ajudando tb.
    Muito bom William
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Oi querido William, teu texto é uma realidade é dando que se recebe, isto é fundamental para uma boa convivência.
    Abraços
    Madalena

    ResponderExcluir