terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pastor, pastores, onde estão?


Na Bíblia encontramos 36 vezes a palavra pastor (26 no Antigo Testamento e 10 no Novo). Em Jeremias 10:21 diz: “Os pastores se envaideceram e não procuraram Jeová; em consequência não prosperaram e todo seu gado se espalhou.” (versão livre)

Não sou muito religioso ou de seguir rituais, mas sinto um profundo respeito e temor por Deus. Não seria o que sou hoje se não tivesse Deus enviado a minha vida, seus anjos: minha mulher, meus filhos, meus netos, meus amigos. Através deles vejo a grandiosidade de Deus e não esqueço que sou um pastor cuidando de minhas ovelhas. Levo muito a sério esta responsabilidade. Acredito que essa é a mensagem que Bento XVI deu a sua Igreja. De certa forma é uma mensagem para o espírito e para o mundo.

Olhem a sua volta e me falem quantos pastores vem cuidando de suas ovelhas. Na política, nas igrejas, nos colégios, nos hospitais, em qualquer lugar procurem por pastores e deixem o povo saber onde encontrá-los.

Os cardeais que estarão reunidos para escolher o novo Papa terão a responsabilidade de encontrar um novo Pastor para as ovelhas da sua igreja. São palavras que todos conhecem: pastor e ovelha. Pensemos no motivo pelo qual Jesus usou estas duas palavras e no significado que tinham no tempo que foram usadas. Sim, meus amigos, as palavras mudam de significado com as épocas e realidades distintas. Naquela época pastor era responsável pela principal economia que representava alimento, roupa e segurança. Devia proteger seu gado dos lobos, assim como hoje, pois os lobos são sobreviventes natos, se adequam a qualquer meio ambiente. Nos nossos dias vivem nas grandes cidades perfeitamente adaptados.

O novo Papa representará o que se espera de um pastor de almas e será o espelho no qual todos os pastores do mundo se espelharão. Assim como olhamos aos nossos dirigentes e vemos nossa realidade. Nossa presidente, os presidentes do senado e da câmara de deputados são os que nos representam.

No discurso do Papa Bento XVI vejo um grito de desespero dizendo ao mundo: “Por favor, me ajudem, não tenho mais forças para deter o Lobo Mau!”. Um pedido de socorro aos outros pastores que estão deixando suas ovelhas para auxiliá-lo.

Quando vejamos a fumaça branca anunciando que temos um novo Pastor e saibamos seu nome, poderemos saber se será alguém que nos defenderá do Lobo Mau ou abrirá a porta para que se aproveite de suas ovelhas. Li em muitas reportagens que a Cúria está politizada, mas, espero que apesar disso o Espírito Santo possa nos proteger e iluminar aqueles que devem votar.

Todos os dias quando dou aulas penso que as ovelhas que estão me ouvindo serão os pastores de meus filhos e netos. Nossos filhos devem ser educados para distinguir pastores de verdade dos lobos com pele de cordeiro. A melhor pregação para seguir é aquela que é dada pelo exemplo.

E você, caro leitor, está exercendo suas funções de pastor?

Boa reflexão!

Por: Ricardo Irigoyen.


 

2 comentários:

  1. Uma grande parte dos pastores de hoje só visam o lucro e nada mais...

    ResponderExcluir
  2. Infelismente para muitos a fé tem se tornado um mercado vergonha http://www.futebol-arte-com.net/

    ResponderExcluir