sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Consumo de álcool: falsa qualidade de vida

Pode-se dizer que o mundo do trabalho mudou e que, consequentemente, afetou diretamente a vida pessoal. Hoje, no trabalho, há muitos fatores desgastantes que acabam ocasionando novas doenças como o estresse, a depressão e o excesso de ansiedade. Diante disso, existe cada vez mais a necessidade de se buscar a melhoria na qualidade de vida.
O que é qualidade de vida? Você algum dia já se fez essa pergunta? É sensato sim, querer e necessitar melhorar a qualidade de vida... entretanto, como fazer isso? O que vem sendo exposto e entendido pelo brasileiro dos dias atuais como melhoria na qualidade de vida? Essas são questões que servem para abrir lacunas e repensarmos sobre nossas atitudes na busca desta tal melhoria da qualidade de vida, simplesmente porque possuímos diferentes interpretações para a procura do mapa desta mina encantada.
Certamente, o que pode ser entendido como melhoria na qualidade de vida para uma pessoa, pode não significar o mesmo para a outra. Boa parte da sociedade está deixando transparecer que entende que melhoria na qualidade é consumir mais bebidas alcoólicas. De certa forma é uma visão distorcida, pois em longo prazo isso se tornará uma bola de neve e resultará no declínio da saúde e das relações pessoais.
Ainda são poucos aqueles que defendem a diminuição do sedentarismo, a prática de esportes, o contato com a natureza, a leitura de um livro ou então ver um bom filme. O que predomina é a visão que o prazer e a busca da qualidade de vida esta no “happy hour” da sexta-feira com os amigos, regada a muito álcool ou então nas festas no final de semana abluídas de muita bebida e comilança.
Percebe-se ainda que muitos criam expectativas para que os dias de folga – finais de semana e feriados – cheguem o mais rápido possível. No entanto, a tristeza surge quando a segunda-feira se aproxima, o entardecer do domingo lembra mais um ritual de sacrifício. Parece que o fim do mundo vai chegar e que o ideal seria ter mais tempo ocioso para beber mais e mais. Muitos já eliminaram a cultura do “beber socialmente no final de semana” e desenvolveram a nova cultura do “beber socialmente todos os dias”.
Dados de faturamento das empresas fabricantes de bebidas alcoólicas do Brasil nos mostram com números crescentes e satisfatórios que o brasileiro está bebendo cada vez mais. Por outro lado, dados de órgãos do governo evidenciam que estamos cada vez mais violentos e doentes, tendo o consumo de álcool como principal causador. Até nossas famílias estão se esfacelando. Recentemente foi mostrado que o número de divórcios no Brasil bateu recorde.
Infelizmente, se o Brasil continuar na direção em que está, este mal silencioso irá dilacerar boa parte de nossa sociedade. Talvez Otton Von Bismarck (Chanceler alemão pioneiro em políticas sociais que institui de forma pragmática benefícios como o seguro de doença na Alemanha) ficasse sem opção para instituir novas leis de garantia do bem-estar social, já que estamos lidando com um mal que fundamenta e estabelece uma falsa sensação de melhoria de qualidade de vida. Precisamos repensar: O que é melhoria da qualidade de vida?
Comente o texto, participe...

Um comentário:

  1. Concordo, acho que drogas e álcool, é estragar uma vida, e que começa desde cedo pelos adolescentes.

    ResponderExcluir