domingo, 18 de novembro de 2012

A importância dos alimentos antioxidantes

Especialistas estudam há muitos anos a importância dos alimentos antioxidantes na prevenção de doenças. As pesquisas têm demonstrado os benefícios que os antioxidantes promovem nas questões cardiovasculares, no processo do envelhecimento e numerosos tipos de câncer.


Estes alimentos têm a função de combater os radicais livres, que atingem o organismo. Os radicais livres podem se instalar no organismo através de processos exógenos e endógenos, como, por exemplo, via poluição, fumo, álcool e nutrição inadequada e imprópria. Aí reside a importância dos alimentos antioxidantes para combater estes inimigos. Por isso os antioxidantes não podem faltar à mesa. Citam-se alguns desses importantes e salutares alimentos: suco de uva integral, que é fonte de resveratrol, poderoso antioxidante existente na casca da uva. Este alimento tem o poder de varrer os radicais livres do organismo. Sua ingestão auxilia e impede a oxidação das gorduras e a formação plaquetária, ajudando na prevenção de doenças do coração.

O tomate é rico em licopeno e contém vitamina A. Combate o desenvolvimento do câncer na próstata, estômago e pulmão. O cacau é encontrado no chocolate amargo. Nele estão os polifenóis, extremamente salutares para o coração e a circulação. A cenoura contém betacaroteno, atuando e procrastinando o envelhecimento precoce da pessoa. A linhaça, é um repositório de ômega 3, tem ação vaso dilatadora e evita a formação plaquetária prevenindo desta forma doenças cardiovasculares.

As frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi, tangerina e outras), ricas em vitaminas C e como poderoso inibidor do envelhecimento precoce. Já, o chá verde atua na prevenção de danos celulares evitando o aparecimento de tumores. Ainda, nesta direção nominam-se as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc.) e óleo de coco.

Seria impossível deixar de nominar cinco alimentos de fundamental importância à saúde do ser humano. A pimenta preta, recomendada para as pessoas que sofrem excesso de gases, eis que acelera o metabolismo e favorece a digestão. O uso diário deve ser limitado. O manjericão é indispensável na mesa de refeição, eis que é rico em ferro, cálcio, potássio e vitamina C, além de possuir flavonóides que protegem as células e combatem os radicais livres.

O arroz preto é também rico em ferro, vitamina E, C, complexo B e proteínas. A fibra que o arroz preto contém faz a absorção do colesterol e com isso protege o intestino.

A pimenta chili, é rica em vitamina C, e tem o condão de reduzir o apetite, eis que além da vitamina C oferece magnésio, ferro e aminoácido ao organismo. É um alimento extraordinário. O ácido fólico e o betacaroteno também se fazem presentes na pimenta chili. Combate a enxaqueca, porquanto libera endorfina que é um analgésico natural. Todavia, deve-se ter um cuidado muito grande para não ingerir em excesso.

A fruta damasco, da mesma forma possui betacaroteno e auxilia a visão e eleva a imunidade do organismo. Para aqueles que não sabem o damasco é rico em cálcio, magnésio, potássio, ferro, vitaminas B1, B5 e C. Além de tudo isso é laxante e diurético.

Conhecer estes alimentos significa incluí-los nos nossos cardápios diários.

Por Ana Maria Bueno.

Comente, deixe sua opinião sobre este artigo....

Um comentário:

  1. Hum...preciso ver onde vou achar damasco, agora quanto à limão e laranja to com sorte, recentemente tomo um ou outro por dia, purinho, espremido na hora, é muito bom. Tem até um gosto melhor do que industrializado.

    ResponderExcluir