terça-feira, 23 de outubro de 2012

Por que caímos? Para ficarmos em pé novamente!

Muitas pessoas tem medo das palavras cair, perder, fracassar... Admitir um fracasso, uma perda, uma queda, é assumir que você errou, falhou em algum momento, e que para reverter este jogo será necessário olhar-se de frente e ver quando e porque esse fracasso aconteceu. E a maioria dos seres humanos não admite a ideia de não obter êxito - seja no âmbito profissional ou pessoal.

Mas o que não enxergamos é que o fracasso não é totalmente ruim, tudo depende de como o encaramos. Ele pode ser uma benção, se o analisarmos como uma nova forma de fazer o que não deu certo na primeira tentativa, ou uma maldição, que nos trás até um sentimento de inferioridade.

Como tudo em nossa vida, precisamos escolher qual papel iremos interpretar - o de vencedores ou perdedores da nossa própria história. O fracasso é uma derrota temporária que nos permite medir nossas fraquezas, além de nos dar a oportunidade de corrigi-las para atingirmos nossos reais objetivos.

Precisamos entender que o fracasso tem seus benefícios, ele abre novas portas, cria novas oportunidades, nos possibilita novas descobertas e cura a nossa vaidade, que muitas vezes nos deixa cegos e prepotentes diante das demais pessoas e situações.

Reagir de forma positiva às adversidades do dia a dia já é uma forma de reverter as frustrações e não dar chance para que nossas fraquezas se fortaleçam. O fracasso gera em nós uma reação que deverá se transformar em ação, ou seja, criar uma oportunidade de recomeçar, de fazer diferente e entender que as frustrações fazem parte do nosso crescimento.

 Precisamos entender que cada fracasso nos ensina o que precisamos aprender naquele momento, e também que precisamos ter coragem para assumi-lo. Devemos compreender que o sucesso geralmente nasce após esse fracasso, mas que para chegarmos a ele precisamos ter sabedoria e esperar o tempo certo para reverter uma frustração.

Não deixe que o desânimo, o medo ou o sentimento de derrota te atropele, te engesse, faça com que perca a força de vontade, a autoconfiança, a perseverança em conquistar seus objetivos e sonhos. É necessário buscarmos atitudes e transformá-las em ação, a fim de que nossa meta seja alcançada e que o sucesso venha até nós.

Os vencedores são persistentes e sabem que as derrotas fazem parte da vida. Eles nunca desistem, não se cansam de encontrar novas maneiras de realizar seus sonhos. Aquele que nunca errou não pode dizer que é um grande vencedor, porque os maiores ganhadores são aqueles que perderam muitas batalhas, mas nunca desistiram da guerra.

E por último, lembre-se sempre que precisamos direcionar nossa mente para que ela nos traga o sucesso, usando situações desvantajosas e tornando-as favoráveis para nós. Tudo depende de você e de seu modo de enxergar as perdas - tantos materiais como pessoais.

As perdas fazem parte da vitória, e se caímos, é para termos a chance de nos levantarmos novamente.

Por Renata Rissato.

Comente este artigo...

2 comentários:

  1. Muito legal. Já passei por isso. Momentos de grande sucesso e momentos de nem tanto sucesso profissional. Tem que saber administrar. www.vamosfalardefinancaspessoais.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, muito bom, todo mundo algum dia da vida vai passar por uma perda ou um fracasso, e essas palavras são ou serão de uma grande ajuda para poderem superar as dificuldades da perda ou do fracasso.
    (peço permissão para compartilhar isso com mais pessoas)

    ResponderExcluir