sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lâmpadas fluorescentes, cuidado!



As lâmpadas fluorescentes apresentam vantagens em relação às lâmpadas convencionais, principalmente devido ao seu custo-benefício. Elas possuem maior vida útil e são mais econômicas, mas requerem cuidados quando não são mais utilizáveis. Se depositadas no lixo comum, podem se quebrar e liberar vapor de mercúrio, o que é altamente prejudicial para o meio ambiente e à saúde humana. Diante do problema, a sociedade enfrenta o impasse em relação ao descarte correto desses materiais. Uma alternativa é a reciclagem e descontaminação das lâmpadas, mas são poucas as empresas que fazem esse trabalho e os custos ainda são elevados.

A engenheira ambiental Carla Santana, responsável técnica da empresa Recilux, explica que os consumidores podem entregar as lâmpadas nos estabelecimentos comerciais onde elas foram compradas. “De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os estabelecimentos envolvidos na fabricação, distribuição e venda das lâmpadas fluorescentes são responsáveis pela logística reversa, que consiste no recebimento e descarte ecologicamente correto desse material”, justifica. Atualmente a Recilux é uma das empresas do Estado autorizadas pelos órgãos ambientais para realizar o recolhimento, descontaminação e separação dos componentes das lâmpadas.

A responsabilidade do descarte correto deveria ser de todos os participantes da cadeia, desde o fabricante até o consumidor. Na prática, acredito que seja viável implementar a logística reversa dividindo o ônus, fazendo com que cada parte dos custos do processo seja assimilada por cada um dos segmentos. Hoje algumas empresas locais destinam as lâmpadas para descontaminação e reciclagem, mas as despesas ainda são muito altas, principalmente com transporte. O preço médio varia entre R$ 1,20 e R$ 1,50 por lâmpada descartada. Se os valores forem divididos e aplicados na proporcionalidade, os impactos serão menores.

A Ecolog Serviços Ambientais, de Santa Cruz do Sul, gerencia o recolhimento de lâmpadas usadas, com a coleta no ponto gerador. Diferentemente de outras campanhas ambientais da empresa, as lâmpadas fluorescentes não são recolhidas em pontos de coleta, especialmente devido ao alto custo de descarte. São em torno de 30 mil unidades gerenciadas ao ano, entregues a uma empresa licenciada para fazer a descontaminação e reciclagem, em Minas Gerais.

Existem restrições no Rio Grande do Sul quanto às formas de descarte, que impedem a utilização dos chamados papa-lâmpadas. O equipamento, de pequeno porte, é muito usado em outros Estados para triturar as lâmpadas. O gás é filtrado com carvão ativado, e os resíduos são encaminhados para aterros industriais como classe um. Aqui também não há usina de descontaminação, então, de qualquer forma, as lâmpadas têm um longo caminho até que sejam descartadas definitivamente.

• As lâmpadas fluorescentes são preferidas por sua economia e durabilidade e não oferecem risco enquanto estiverem inteiras.

• No entanto, quando quebradas liberam mercúrio em forma de vapor, que é altamente prejudicial para a saúde humana e para todo o meio ambiente.
• A intoxicação por mercúrio pode causar problemas respiratórios, neurológicos, gastrointestinais e até a morte.
• Nos aterros sanitários, esses materiais podem contaminar o lençol freático, prejudicando rios, poços, animais e lavouras.
• A descontaminação e reciclagem dos componentes representam o melhor caminho para o descarte correto das lâmpadas fluorescentes.

Renato Dutra Pereira.

Comente, participe...

5 comentários:

  1. Nossa, não sabia dessa, é verdade é preciso reclicar e recolher estes conteúdos para não fazerem mal ao meio ambiente e a nós mesmos. O problema que aqui no Brasil mal se ver uma lixeira de recliclagem, e as lojas, Supermercados, e etc, onde vende este tipo e qualquer outro tipo de material como a bateria, pilhas, não aceitam e nem fazem a reciclagem, é como se tudo ficasse no papel!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia pessoal!
    Antigamente os fabricantes davam um peça para nos comerciantes testa as lampadas!
    Hoje nem isso eles fazem!
    O correto e que o fabricante deixe uma lixeira com identificação exata para lampadas!
    E todas as lojas vendeu a lampada receba a outra velha!
    Depois de uma quantidade a empresa recolhe tudo em um ponto especifico!
    Na minha loja eu chego a fazer promoção!
    Troca de 5 lampadas queimadas por 1 boa!
    Mais mesmo assim poucas pessoas trazem!
    claro que se tivesse uma lixeira com identificação própria para isso acho que o as pessoas se incentivava mais!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia pessoal!
    Antigamente os fabricantes davam um peça para nos comerciantes testa as lampadas!
    Hoje nem isso eles fazem!
    O correto e que o fabricante deixe uma lixeira com identificação exata para lampadas usada!
    E todas as lojas que vendeu a lampada receba a outra velha!
    Depois que a loja recolher uma certa quantidade de lampadas a fabrica deveria recolher para os devidos fins, com a ajuda das lojas recolhe tudo em um ponto especifico para diminuir os custos
    Na minha loja eu chego a fazer promoção!
    Troca de 5 lampadas queimadas por 1 boa!
    Mais mesmo assim poucas pessoas trazem!
    claro que se tivesse uma lixeira com identificação própria para isso acho que o as pessoas se incentivava mais!

    14 de julho de 2012 10:58

    Prove que você não é um robô

    ResponderExcluir
  4. É exatamente isso que acontece. Devemos ter muito cuidado. Vim agradecer por também seguir o blog. Volte sempre. Comente. Todo mes fazemos divulgação de um blog, para que os amigos conheçam, e pode ser o seu, basta comentar nossos posters. Seu blog é bem organizado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas dicas com certeza poderei sempre estar comentando , obrigado pela força e por tudo de bom para comigo , não sei se ja me segue no site mas eu estou seguindo você , posso sempre vir aqui um grande abraço viu DEUS TE AMA !
    MEU: http://www.aramehabil.com.br

    ResponderExcluir