terça-feira, 17 de julho de 2012

É da natureza da mulher...



Existem algumas coisas na vida de toda a mulher que a excitam profundamente e o homem desconhece ou não reconhece: visitar a mãe, por exemplo .Ou, às vezes até ficar mais tempo na casa da mãe, do que na casa em que mora depois de casar.

Os maridos casados que me desmintam, se puderem. Sem entrar no mérito, porque o espaço é curto, toda mulher é sempre um prato cheio para os psicanalistas. Mas o homem, não escapa. É um banquete de nuanças psicológicas.

Outra coisa que tira a mulher do seu equilíbrio, é presentear os sobrinhos. Ela tem uma necessidade física de ser vista como uma boa tia, uma tia legal, maneira. Dentro desse programa está incluído trazer para sua casa os sobrinhos ou as sobrinhas para passar o dia e dormir à noite. Acaba até estendendo esse papel de tia para os amigos de seus filhos que assim a chamam.

A mulher com a mesma intensidade que quis ser mãe, quer ser avó. E cobra ostensivamente, mais da filha mulher, do que do filho homem, esse papel. Coisa de mulher e mãe. Parece que para ela, ser mãe de uma única geração não é suficiente. A avó, mãe potencializada, geralmente cobra ainda mais dos netos, o casamento e os seus filhos bisnetos, do que dos filhos cobrava os seus netos. Se é que isso é possível, porque na medida em que vai chegando a velhice ela quer ver sua imagem de mãe multiplicada.
Mas não é só isso que deixa a mulher empolgada. O chazinho mensal com as amigas ou aquela saída de ônibus de excursão para passar o fim de semana ou o feriadão com as mesmas amigas em um local que o marido desconheça, é uma verdadeira traição.

Ela se sente independente, livre, como o marido que vai jogar uma pelada. Ao contrário do que muitas mulheres podem estar pensando a esta altura, este não é um comentário machista. É paisista. Porque elas sempre podem contar com o nosso infalível ciúme. Na mesma balada em que nos tornamos pais mais maduros, vamos crescendo em nosso sentimento de posse. É ou não é?

Por Mauro Blanke.

Comente, participe...

3 comentários:

  1. Não concordo com nada rsrsrs mas valeu pelo texto mesmo assim...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com esse lance da avó querer ser "mãe" de duas gerações, por isso desde os 18 tirei essa ilusão da minha mãe dizendo-lhe um simples: Quer ser avó, peça aos seus outros 2 filhos...
    Acho que 12 anos depois ela ainda não me perdoou por privá-la dessa "delícia" de torná-la avó... rsrsrsrs

    ResponderExcluir