sábado, 28 de julho de 2012

A influência da Mídia Eleitoral Digital



As eleições municipais de 2012 possuem a marca da mídia digital. Pela primeira vez a internet tem força determinante e decisiva e neste contexto as redes sociais aparecem com toda a sua amplitude a influência. Resta saber quais são os limites para a campanha digital. Legalmente, muito é possível fazer, o que está correto. Não seria adequado a legislação amordaçar um espaço pautado pela liberdade de manifestação e expressão.

Eticamente surgem os problemas. Muitos candidatos que sequer adentravam na internet aparecem com uma roupagem digital forjada por marketólogos de plantão, na tentativa de inserir candidaturas neste novo mundo. Em contrapartida, surgem as primeiras reações do mundo cibernético.

Há aqueles que não querem saber de política eleitoral nas redes sociais, o que pode ser questionável, pois a sociedade depende da política. Mais do que isto, se alguém se comunica com outros nas redes sociais, é porque algum vínculo possui, senão não constaria no rol de amigos, sem falar no tal do bloqueio ou exclusão de amizade. Talvez seja necessário redefinir, semanticamente, o significado da amizade na internet.

Também há aqueles que estão a repudiar os oportunistas eleiçoeiros, o que não deixa de ser razoável, afinal de contas, as pessoas estão cansadas de candidatos camaleões, que parecem, mas não são o que parecem, pois somente parecem o que não são.

De qualquer forma, a internet e as redes sociais estão a desempenhar um relevante e decisivo papel nas eleições de 2012. Como tudo na vida, a construção de uma imagem, mesmo no mundo virtual, é lenta e gradual. Para isto, nada melhor do que a autenticidade, ou seja, ser aquilo que é, o que basta, pois não se está a orientar candidatos.

Também a queda pode ser avassaladora, rápida e instantânea, especialmente aos incautos e afoitos, o que já foi visto nesta terra Brasilis. Ora pois, cada um com as suas estratégias e respectivas armas. Logo aparecem os resultados...

por: Giovani Corralo.


Comente este artigo, participe....

Um comentário:

  1. OI Junior
    Só falta a urna eletronica na internet,já pensou
    Gostei do selinho.Eu duvido que ia ter tantos candidatos,bom final de semana.

    ResponderExcluir