sexta-feira, 8 de junho de 2012

Carne de cachorro: Questão de cultura?



O brasileiro, independente se negro, branco, amarelo, índio, sofre quase que um genocídio diário nos postos de saúde e hospitais


A globalização das informações é mesmo algo mágico. Sabemos em instantes, muitas vezes com imagens instantâneas o que acontece do outro lado do mundo. O que ainda não aprendemos é a conviver e aceitar as diferenças culturais. Vi um bom exemplo disso há alguns dias quando ocorreu uma comoção pela noticia de que na China um grupo de pessoas salvou mais de 500 cachorros que iam para o abate.


Segundo as informações que chegam aqui, 505 cachorros, presos em 156 jaulas apertadas, escaparam de virar comida nos restaurantes chineses. O caminhão que carregava os animais foi interceptado graças a um grupo de ativistas na província de Yunnan, com a ajuda de motoristas que notaram o conteúdo da carga.

Pessoas começaram a postar fotos e comentários sobre os cachorros no caminhão, o que levou a polícia a parar o veículo no pedágio seguinte. Os ativistas que entraram em contato com as autoridades e fizeram o alerta pela internet, logo chegaram à delegacia para onde os cães e o motorista foram encaminhados.

Voluntários tiraram as jaulas do caminhão e passaram a noite alimentando e cuidando dos cães.

Oficiais do Departamento de Inspeção de Animais, que investigaram o caso, descobriram que o transporte era legal. O dono dos cachorros tinha uma licença para transportá-los e a polícia não conseguiu fazer nada, mesmo sabendo que os animais iriam direto para os restaurantes locais.

Na China a polícia não pode impedir as pessoas de comer cachorros, nem mesmo os maus tratos aos animais é considerado crime por lá, mas os cães nesse caso não foram para o prato. Uma instituição privada de resgate de cachorros chegou ao local, desembolsou quase R$ 18 mil e comprou todos os bichinhos. Os cães foram levados para um abrigo.

Esse é um bom exemplo das diferenças culturais. Os países do oriente têm uma cultura alimentar muito diferente da nossa. Carne de cães é prato comum e apreciado. Pra quem é do ocidente pode parecer desumano ver cães em gaiolas sendo enviados para o abate. Mas a realidade é que cães, para os chinenses, é como gado para nós.

Se nos achamos em condição de tentar intervir numa situação dessas, o que acharíamos se um grupo de indianos parasse um caminhão com bois sendo levados para o frigorífico? As vacas são sagradas na Índia! Assim como consideramos cães integrantes da família aqui, em outros países eles são vistos apenas como alimento.

A situação dos cães é muito parecida com as galinhas, embaladas em caixas e levadas ao abate. Racionalizando dessa forma veremos que a questão cultural é que provoca essa diferença de valores.

Em alguns países eles comem escorpiões, grilos e baratas. Só não nos manifestamos contra isso porque ao invés de afeto a esses animais manifestamos repulsa. Claro que não vou entrar no mérito da questão de como os animais são tratados até chegar no destino,afinal temos toda uma situação de vigilância sanitária, bem estar animal,etc, que por lá não ocorre da mesma forma.

A questão racial também tem situação semelhante. O Brasil meio que importou dos EUA algumas leis anti-racistas. Ocorre que as situações culturais são muito diferentes. Fomos colonizados por portugueses e outros povos que tem bem menos arraigada a questão do preconceito racial que os americanos, predominantemente ingleses. A participação de negros na nossa população é bem maior e a miscigenação muito maior.

Não somos um país branco com negros, somos um país onde as etnias não são tão preservadas como em outras culturas.

Então o que ocorreu é que na bagagem das leis anti-racistas o racismo acabou vindo na carona. E estamos dando mais importância à questão racial do que ela realmente teria na sociedade.

Existe racismo e intolerância no Brasil, sem dúvida, mas daí a uma secretaria especializada ficar analisando tudo que acontece para propor denúncias ao ministério público é um exagero. Li que o Neymar poderá ter que depor, por sua participação num clip em que aparece vestido de gorila. A música do clipe teria o nome de Kong. Ele, o cantor Alexandre Pires e um MC, que participaram do clipe estão sendo chamados a se explicar. Situação semelhante aconteceu quando a Gisele Bundchen aparecia de roupa íntima num comercial.

Disseram que o comercial colocava a mulher numa condição submissa. Nessa semana a vez foi de um comercial de cerveja ser considerado homofóbico. Se continuarmos vendo problemas onde eles não existem corremos o risco de nos tornarmos um país onde o riso vai ser condenado e qualquer manifestação a respeito de outras pessoas será crime.

O brasileiro, independente se negro, branco, amarelo, índio, sofre quase que um genocídio diário nos postos de saúde e hospitais. Pessoas depositadas nos corredores, morrendo de causas absurdas, me parecem tão maltratadas quanto os cães na China.

Ao menos lá a motivação é outra, mais nobre: os cães têm chance de virar um prato elaborado. Aqui, enquanto os animais passam por fiscalizações sobre o bem estar até serem mortos nos abatedouros, para ter o mínimo de sofrimento, a população pobre geme de dor nos corredores abarrotados.

Nossa cultura condena, mas ainda assistimos crianças sendo jogadas no lixo, ou abusadas dentro de suas próprias casas. Estamos evoluindo economicamente e socialmente, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para nos considerarmos verdadeiramente desenvolvidos.

por: Ivanor Oliviecki.

Comente este artigo, participe...

3 comentários:

  1. Cada um no seu quadrado ...ou no seu país ....

    ResponderExcluir
  2. Essa raça de carniceiros são tudo um bando de monstros, comer carne pra que o ser humano não é carnívoro, o ser humano não tem presas nem garras não somos feras, na biologia somos animais como qualquer vida orgânica mais na religião todos somos importantes e o objetivo é ser bom não é!
    Estamos no século 21 não precisamos caçar temos super mercados olha que praticidade sacolão, padaria. As verduras são bem mas baratas que a carne e toda proteína que tem numa carne tem nas verduras o ferro por exemplo tem em todas folhas escuras, na internet tem muitos sites com receitas vegetarianas e a carne tem muitos produtos químicos como os anabolizantes que dão para a carne do animal crescer
    Eu sou vegetariano e tenho saúde nunca precisei de carne, não sou magro tenho 70 quilos e meu físico e musculoso tem gente que acha que se trocar a carne pelos legumes vão emagrecer claro se você comer só alface tu vai ficar uma tabua kkk
    vamos lá vamos ter compaixão pelos animais que estão na fila do matadouro tenhão dó, um dia o ser humano precisou de caçar hoje em dia não a agricultura avançou muito para o nosso conforto

    ResponderExcluir
  3. Concordo em partes. Realmente, se comemos boi, que direito temos de reivindicar que não comam cachorros. Entretanto, misturar problemas sociais com isso não faz sentido. Detesto o argumento de "teremos coisas mais importantes para se preocupar". Cada um que levante a bandeira e lute pelo que acredita.

    Se um grupo de indianos interviesse um caminhão de gado acharia o máximo. Comer carne é bizarro por si só.

    ResponderExcluir