domingo, 8 de abril de 2012

Óculos de velório



Pois as últimas duas décadas revelaram uma utilização ainda mais diferenciada dos clássicos óculos de sol. Aproveitados para proteger as nossas emoções mais pessoais, os óculos viraram ferramenta de privatização dos sentimentos de quem perde um ente querido.

Confesso que da primeira vez que presenciei o fato, fiquei chocado. Hoje, velório sem lunas escuras é como enterro sem defunto.

Fiquei pensando na dupla tristeza, a de perder alguém e além disso não se permitir demonstrar em público a força da dor dessa perda.Será que não queremos escancarar nossa fragilidade ou pensamos que a maioria das pessoas que frequentam esse ato estão ali para cumprir tabela e não tem nada a ver com nossas emoções?

A verdade é que a sociedade nos cobra de forma tão severa nossas reações, principalmente as emotivas, que qualquer passo em falso pode destruir nossa reputação percebida. Somos obrigados, entre aspas, a encarar o falecimento de alguém muito próximo, apenas como um pequeno revés, uma zebra, algo que deu errado na vida do sujeito, afinal se alimentava bem, tinha acesso à saúde, condições econômicas, como se pudéssemos por nossos meios decidir acrescentar um côvado à longevidade de quem quer que seja.

Na competitividade em que estamos metidos, uma simples gripe, pode virar pneumonia dupla na voz do povo e um tumorzinho benigno metido a besta, metástase. Os contratos profissionais entre empresas atestam bem isso: “...em caso da falta do titular,ou de seu impedimento, o mesmo fica automaticamente cancelado sem ônus para a outra parte”.

Para terminar, em velório ou funeral, homem não chora, mulher tampouco, afinal tudo isso são fraquezas inaceitáveis para quem é vencedor e está apenas se despedindo de um familiar que muito representava.Um amigo que me impõe o papel de ghost-writer, sacou:
-Não é que querem esconder as lágrimas. De fato querem esconder que não estão sentindo absolutamente nada pela morte do parente.

Então, tá.

Por Mauro Blanke.

Comente aqui, participe...

Um comentário:

  1. William ,
    Acho perfeitamente normal uma pessoa pública usar óculos escuros num velório . Afinal o cara não tem direito nenhum a privacidade . Nem no seu momento de dor e de total privacidade ele tem que expor sua imagem em público ?

    O que eu não concordo é esta mesma celebridade no exercício do seu trabalho na televisão se aprentar de oculos escuros . Como as vezes a gente ve na tv.

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir