terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

UTOPIA: Um Rio Grande de verdade para todos os gaúchos



Nas últimas décadas temos travado uma discussão política sobre os projetos de governo para o nosso Estado. Todos, no entanto, tangenciam os temas mais importantes por receio de prejuízos eleitorais, o que depois gera duas situações: ou o governo se deixa aprisionar por interesses setoriais, verdadeiros patrulhamentos, sustentando privilégios; ou pratica atos completamente incoerentes com o seu discurso.

Este embate tem sido repetitivo e está levando nosso Estado à perda de poder político e à verdadeira falência. E cabe a um partido político propor este debate frontal doa a quem doer. Todos os que pagam tem que estar presentes na hora de decidir e não apenas a parte interessada e o governo.

Quando presidi a Assembleia Legislativa propus uma ferramenta de construção de políticas de Estado que vai desde o planejamento de curto, médio e longo prazo até o enfrentamento de gargalos e privilégios tratados como direito adquirido. Esta ferramenta foi denominada de Sociedade Convergente, que consiste em primeiro, construir uma agenda com pautas definidas; e em segundo, só tratar da solução com todos os atores envolvidos, como parte ou com poder de decisão sobre o tema.
É imprescindível que na composição da mesa as mais diversas partes envolvidas estejam presentes porque é o contraditório que permite a busca da convergência. É, no entanto, necessário definir quem são as representações legítimas de tais setores.

A exemplo disso, testemunhamos neste momento um governo que, a par de todos os problemas patina na dialética repetitiva, completamente imobilizado por ser de um partido que - por ideologia algumas vezes, e demagogia em outras -, pregou um discurso totalmente fora da realidade (é bem verdade que muitos passaram por ali e ninguém resolveu).

Chegou a hora da verdade. Proponho ao meu partido um grande debate, primeiro interno e depois com a sociedade. Um Rio Grande de verdade e para todos. Quero crer que com a nossa história, com os nossos quadros políticos e com o nosso espectro ideológico temos totais condições de realizar este processo e construir uma causa para a nossa luta.

Por.Alceu Moreira

Eu fico envergonhado do que estão fazendo com o Estado do RS em todos os campos da boa convivência tanto social como financeira. Publico isso porque estou sem assunto...Desculpem quem lê este blog. Procurarei selecionar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário