sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O esporte nº1 do brasileiro! Sabe qual é???



O futebol é a primeira ideia que nos vem à cabeça. Mas nos enganamos redondamente todos a respeito do tema: sabidamente o esporte preferido do brasileiro é levar vantagem. Onde quer que seja, da maneira que for, o brasileiro entende o empate, no dia a dia da vida, como derrota. Ganhar muito em cima dos que já sofrem gratuitamente,e deixar a outra parte se arrastando, é mais prazer que o “vantajoso” leva pra casa: chutar cachorro morto, em outras palavras. Aquela história de que negócio tem que ser bom pros dois, já faz parte do anedotário popular, de tão absurda que a cultura brasileira a fêz.

O que importa mesmo hoje é levar vantagem sempre. Praticar a contabilidade da maracutaia. Oprimir a outra parte passa uma sensação de poder inolvidável e incomparável, quase indescritível. Não importa que seja por debaixo dos panos, “durch die blumen”, numa grosseira tradução do alemão, o que importa é que no fim das contas, independentemente do outro ser Davi ou Golias,a treta deu resultado.

O sabor do ilícito tem um “plus a mais” em termos de gastronomia da sacanagem. E não me venham com essa história de que os pobres políticos são os principais ou únicos culpados por essa cena de tramóias. Somos nós que os colocamos lá e deles devemos cobrar atitudes probas, mas como cobrar se aquilo é o reflexo de tudo que a sociedade pratica? Os políticos, e falo num tom perigosamente genérico, porque o chapéu serve a qualquer classe profissional, emergem da sociedade e apenas transferem para o centro das decisões do país, o que aprenderam em meio a sociedade infectada com esse miserável DNA do suborno, do por fora e do por dentro, uma mão lava a outra, e por aí afora.

O tempo que gastamos em encontrar e enriquecer o vocabulário que melhor descreva o dicionário de maracutaias, deveria ser usado na educação familiar e escolar, procurando erradicar o vírus da vigarice barata, bem como da cara também.


Por Mauro Blankenheim.

Será isso mesmo? Comente, participe....

Um comentário:

  1. Este texto é exatamente o que eu constato no dia a dia. Lido com pessoas que se apropriaram de recursos da União e estes sempre dizem que estamos cobrando deles enquanto os políticos roubam muito mais. No meu entender as pessoas só não roubam mais porque não têm oportunidades, somos um país de ladrões, e todos roubam, do mais pobre ao mais rico. O povo tem o entendimento que roubar uma laranja e menos crime do que roubar um caminhão de laranjas.

    ResponderExcluir