sábado, 28 de janeiro de 2012

Sobre o Cérebro Quântico





Quando recentemente o Dalai Lama esteve nos visitando, divinamente pregou a prática da meditação como cura para diversos estados de mal-estar da existência, bem como uma via para a transcendência. Ensinou-nos que o estado meditativo mediante a prática intensa tende a promover estado mental e de alma diferenciados. Como resultados obtidos, visão de mundo, de realidade, de si mesmo e de status espiritual alcança qualidade positiva de consciência bastante singular. E, por fim, começo de tudo, felicidade e tranqüilidade inatas estabelecem-se no agora absoluto dos praticantes.

Observando estes preceitos, tive a grata surpresa de me encantar com as observações de um neurocientista (infelizmente não me recordo o nome) que ouviu o Dalai Lama. Este conclui que o estado cerebral meditativo obtido por intenso treino ensina e doutrina o cérebro no melhor sentido, a funcionar em determinados padrões de ondas mentais. Estado este, também pesquisado no ocidente e utilizado, por exemplo, para determinar rebaixamento de pressão arterial e em programas de feedback visando promoção de saúde nas mais diversas áreas.

Outra pesquisa interessante é que este mesmo estado de ondas e conexões cerebrais podem ser alcançadas quando rezamos e mesmo quando estamos em contato com algo que nos leva a sentimentos de religiosidade. O estado de espírito propício para estas vivências podem advir desta situação cerebral. Como conseqüência deste tipo de experiência positiva, o bem-estar mental alcançado pela oração pode levar o indivíduo a se programar rezar todas as manhãs promovendo alteração em suas conexões cerebrais. A qualificação que damos a este estado cerebral alcançado é pessoal, neste caso, vai pelo assunto religiosidade.

O fato explanado pelo neurocientista é de que nosso cérebro, nossas mentes são obedientes aos nossos mandatos e treinos. Se nos treinamos neste estado cerebral meditativo, para o oriente, ou de relaxamento, para o ocidente, nossa atividade neuronal se direcionará para o padrão de resposta e sensações repetidamente desenvolvidos para determinado objetivo proposto.

Consciência, foco, determinação e ritmo são regras básicas para nos constituirmos em tudo que intencionarmos. O estado meditativo é apenas um exemplo de como isso pode ocorrer com maestria. Podemos efetivamente mudar padrões em todas as áreas das nossas vidas. Basta exercitar a fórmula mágica de repetição, foco e consciência no que se faz, inclusive, para sairmos do piloto automático e deixarmos definitivamente de sermos robôs de nós mesmos, resultados passivos de uma história de vida que nos molda e que nos moldou muitas vezes à nossa revelia.

Tive um paciente de 25 anos, que por conta de sua história de vida, toda vez que tinha que se levantar para trabalhar, acabava perdendo a hora e dormindo. Resistia em se tornar adulto. Para ele, a transição mostrava-se penosa. Embora o seu Eu adulto quisesse trabalhar, sua Criança interior resistia em se acoplar a sua totalidade dando-lhe criatividade e impulso de vida. O problema é que a repetição do sono pela manhã envolveu seu cérebro num padrão repetitivo de letargia.

Você deve estar se questionando o que fizemos para mudar este padrão cerebral. Instalamos nele um novo padrão reflexivo, que penso ser algo semelhante, se não igual, ao estado meditativo cultuado pelo oriente. O cérebro dele passou a funcionar no circuito EMDR de cura emocional.

De acordo com a teoria acima, entendo que o cérebro de quem constantemente faz EMDR se treina neste estado ágil de reflexão e de solução de conflitos. Se não resolve por si ao longo do dia, faz as conexões para que a sessão terapêutica seja altamente eficaz e rápida. Com a prática, as conexões cerebrais mudam o foco para desenvolvimento e aprimoramento de si e auto-superação.

O estado mental da meditação, relaxamento, religiosidade é o mesmo, mas a crença e foco que colocamos nele é o que faz a diferença nos objetivos conquistados. Se atribuirmos um valor religioso para este estado, está tudo certo; se atribuirmos a intenção de baixar a pressão, funcionará também e se focarmos na cura emocional, o cérebro também estará apto ininterruptamente para este estado de desenvolvimento.
E você? Já parou para perceber se está na repetição de situações indesejáveis? Se, sim, fará algo respeito? Agora você já tem o conhecimento de que tudo pode mudar e você tem opção, pode escolher.



Comente o texto, participe...

Um comentário:

  1. estou aproveitando muito minha conexão cerebral ultimamente no mundo online as veses funciona...valeu a postagem...fuiiii

    ResponderExcluir