quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Quando os extremos se tocam: jovens X alcoolismo



"Os extremos se tocam quando as situações marcadas por atitudes impensadas, é que nos deixam com a sensação insegura em relação ao futuro de nossos jovens".

Estamos vivendo em um período especial em várias dimensões na vida de nossos jovens no que refere-se a conclusão de uma etapa da formação educacional. É no final do ano que acontece a conclusão dos cursos em diversas instituições de ensino. São sonhos que se realizam, mas que remete a novos desafios na busca de ideais maiores. Somando-se a isso, este também é tempo de renascimento e de esperanças nos corações dos cristãos. É Natal, a vinda do Menino Jesus para trazer a paz, o amor e um novo ano com prosperidade.

Mas os extremos se tocam quando as situações marcadas por atitudes impensadas, é que nos deixam com a sensação insegura em relação ao futuro de nossos jovens. Os extremos se tocam quando a juventude, na busca da realização de seus sonhos, esbarra no consumo exagerado do álcool. Não bastando isso, a assustadora prostituição juvenil com adolescentes e jovens de 15, 16 e 17 anos.

Claro que essas aberrações não são desconhecidas da sociedade. Mas a gravidade maior se dá quando nos deparamos com situações dessa natureza em bailes e bebedeiras após as formaturas. É como aluno que minha preocupação aumenta. Pois são os extremos que se tocam neste momento em que jovens encerram uma importante etapa em suas vidas. Alguns seguem caminhos corretos, outros tortuosos que os levam à gravidez, ao aborto, ao alcoolismo, aos conflitos familiares.

Que ações devemos esperar das autoridades competentes para que nossos jovens deixem de ser vítimas desta sociedade capitalista, individualista e sejam protagonistas de um novo amanhecer? Ou ficamos alheios a essas questões proporcionadas através destas iniciativas, que deveriam ser apenas de celebração de uma meta alcançada e um recomeçar em busca de novos desafios.

Com este artigo, procuro levantar esta reflexão para cooperar com o bem-estar desses jovens. Também é um alerta para os Conselhos Tutelares, levar esta preocupação. Como cidadão, espero que algo seja feito. Não podemos ficar indiferentes a tudo isso.

Que a chegada do Natal, tenhamos não somente nossa atenção voltada ao Papai Noel, às comilanças, troca de presentes. Claro que tudo isso faz parte e é sadio. Mas que jamais esqueçamos do personagem principal, o Jesus menino que nasce todos os dias em nossas vidas. E que a conclusão de um curso escolar seja também o nascimento de um novo tempo na vida de todos. Que todos sejam um na busca da paz e da felicidade na família.

Por Amauri Favaretto.

Comente este artigo, participe...

4 comentários:

  1. Olá meu caro amigo William, boa noite!!!
    Belo texto meu amigo, recheado de grandes verdades sobre os nossos jovens, realmente o futuro deles é bem preocupante... principalmente quando ao consumo excessivo do álcool e das drogas, sem contar que eles parecem não se preocupar nem um pouco com o futuro... com certeza eles precisam de mais apoio da família e da escola. Valeu meu amigo, bela postagem, adorei! Tenha uma noite excelente e abençoada! Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. O alcool hoje é sem duvida a porta de entrada para a grande maioria das outras drogas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !!!!!!!!

    http://servoraimundosousa.blogspot.com/2011/12/lista-dos-vencedores-de-melhores-blogs.html

    ResponderExcluir
  4. Esse é um problema muito sério! Tomara que os pais consigam conscientizar os filhos, para evitar e não estimular tal ato! Evitando isso estaremos futuros gastos com Alcoólatras Anônimos.

    Abraços

    ResponderExcluir