segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mostrar os dentes faz bem



Todos sabem que rir é um ótimo remédio. Porém, nem todos usufruem como poderiam deste benefício natural e espontâneo que podemos proporcionar a nós mesmos e a quem estiver ao nosso redor. Para isto, não é necessário virar o palhaço da turma, mas ser generoso consigo e oferecer a si próprio momentos oportunos para tais gracejos.

A boa risada pode trazer mais benefícios à saúde do que se imagina. Um estudo da Universidade de Oxford, da Inglaterra, revelou que as gargalhadas auxiliam no alívio de dores. Isto ocorre em função da liberação de endorfina. Este efeito é gerado quando a endorfina, após ser liberada pelo cérebro, circula através da corrente sanguínea para ser levada até as células do corpo quando sorrimos ou fazemos exercícios físicos. A endorfina provoca sensação de prazer, fazendo com que o corpo desconsidere ou diminua a dor.

Os voluntários da pesquisa realizaram testes enquanto assistiam a comédias ao vivo ou pela televisão e também a vídeos não humorísticos. A dor foi causada por uma quantidade de gelo colocado diretamente no braço do sujeito ou eles eram colocados em posições desconfortáveis, enquanto assistiam aos vídeos e apresentações. Os pesquisadores concluíram que quinze minutos de gargalhadas geraram nos participantes 10% de tolerância maior à dor. No entanto, os cientistas salientaram que as risadas eficientes no alívio da dor são aquelas verdadeiras ou espontâneas. Mas, de acordo com as informações publicadas na imprensa, o riso causado por nervosismo ou por educação não obteve este efeito.

Podemos nos valer deste remédio barato e sem contraindicação. Conhecer a si mesmo pode ajudar a saber do que você acha graça ou que oportunidades favorecem momentos engraçados. Situações estas que nem sempre são premeditadas. É se deparando com o imprevisível, o irônico ou diferentes tipos de humores que poderão ser provocadas boas risadas. Porque esta é voluntária, natural, espontânea e não necessariamente o efeito da piada.

Bons amigos geralmente são bons produtores de risadas, mas para isto também é preciso estar aberto e disponível a mostrar os dentes.


Por Patrícia Spindler.

Que isso faz bem não há dúvida. Comente este artigo, participe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário