quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Procura-se dono de Gol vermelho!



Não. Não. Não. Não encontrei um carro perdido por aí. Aliás, quem abandona um carro? - Você, caro amigo, poderia se perguntar. Acharia loucura, não é?

Carros são bens objetos queridos e valiosos, de alta estima dos seus donos. E isto aqui não é um anúncio. Não procuro o dono do carro, procuro a pessoa que abandonou uma cachorrinha na minha frente, em um matagal, uma cachorrinha sem “marca”, de cor preta e de porte pequeno. Apenas isso. Seria o dono da cachorrinha, então? Bem, não sei se seria politicamente correto chamar de dono, alguém assim. Não sei se a própria cachorrinha não se indignaria comigo por causa disso...


A cachorrinha descartada à própria sorte, sem qualquer proteção, não é um bem capitalista, não é algo de grande estima e valor na nossa atual sociedade, consumista e descartável. Descartável sim! O que fazemos quando nosso celular novo completa três meses? Queremos o mais moderno. O que fazemos com a nossa TV? Trocamos pela mais nova. Os nossos computadores, as câmeras, os eletrodomésticos, os eletroeletrônicos, os automóveis??? Trocamos todos quando achamos que não mais nos convêm. E não diga que nunca fez isso, ou que não desejou os lançamentos das vitrines? É a nossa cultura consumista. É essa mesma cultura que nos ensina, sem querer, que tudo pode ser tratado como “coisa”, e nisso eu falo de sentimentos, pessoas e seres vivos.


Tudo é descartável. Quantas pessoas já descartamos da nossa vida? Quantas pessoas você já não descartou da sua? O teria sido você, amigo, já descartado? Quantas pessoas você não viu ser trocada por uma mais bonita, mais jovem ou interessante? E você vem me dizer que isso é a vida? É essa mesma vida em que as mães abandonam seus bebês no lixo, os jovens abandonam seus pais ou avós, quando começa a senilidade. Parece que a nossa geração do descarte, é a geração da falta de consciência, consciência com o próximo, com o que realmente é importante para a vida, que é a própria vida.


E sobre a cachorrinha? Fico pensando em que exemplo temos para dar aos nossos filhos? Se eu descarto “algo” porque me dá um pouco de trabalho, ou me atrapalha, ou porque consegui algo mais interessante, o que farão nossos filhos conosco quando estivermos mais velhos, ou quando não pudermos dar o que esperam de nós? Não sei se sou tão “puro” para desejar que acontecesse o mesmo com a pessoa. Às vezes não quero ser puro, não aspiro a beatitude. O que aspiro é a dignidade e o respeito. Por isso, prontamente recolhi a cachorrinha, coloquei em lugar seguro, sob minha guarda, com teto, comida e água. Faria o mesmo com um idoso, com uma criança, com qualquer ser vivo, que são descartados aos montes pelas ruas todos os dias. É feio e vergonhoso ver a que ponto chegamos.


E você,amigo, abandonaria seu celular ou carro na rua? E o seu amigo fiel? Ah, o nome dela agora é Vida, e Vida está comigo, agora e sempre! E descartem o Gol, se conhecerem...


Por: Michelle Vasconcelos.

Impressionante não? Deixe aqui seu comentário sobre o assunto...

4 comentários:

  1. Putz, tem gente que é mesmo cruel... Ao lado da minha casa tem um terreno baldio e vira e mexe algum infeliz descarta um punhado de gatinhos filhotes... Como não tenho condições de cuidar, levo lá no canil municipal... Mas cê acredita que da ultima vez que fui ao canil a veterinária se recusou a receber a ninhada de gatos?
    E ainda ameaçou me processar por abandono de incapaz caso eu deixasse os gatos lá... Vai entender.
    Espero que você e a Vida se curtam bastante...
    Smacks no coração.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro amigo William, boa noite!!!
    Meu amigo, isso é um grande absurdo, como pode uma pessoa jogar fora um pobre animalzinho indefeso, será que não pensa na fome que vai passar, na sede, na falta que vai sentir de casa, enfim, como o pobre animalzinho vai sofrer sendo abandonado desta maneira, isso é cruel... realmente esta pessoa é uma alma negra, um espírito sem luz...
    Parabéns por esta divulgação. a cachorrinha agradece a sua ajuda!!!
    Tenha uma excelente e abençoada noite!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por partilhar pois no início não tinha entendido muito então vim conferir para entender e então penso ser brilhante sua conclusão que reescrevo aqui: E você,amigo, abandonaria seu celular ou carro na rua? E o seu amigo fiel? Ah, o nome dela agora é Vida, e Vida está comigo, agora e sempre! E descartem o Gol, se conhecerem...

    ResponderExcluir
  4. Olá William, infelizmente isso acontece com uma frequência absurda! Participo de algumas Ongs de proteção e os animais são descartados de forma cruel. Faço um trabalho de conscientização com as "pessoas" mas é muito complicado!
    Parabéns pela matéria, divulgar é o primeiro passo na ajuda desses seres tão indefesos.
    Abraçoss

    ResponderExcluir