quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Infância, uma época em que tudo era possível!



Vamos brincar? Por quê? Você lembra qual foi a última vez que perguntou o porquê, ou teve curiosidade de como as coisas funcionam. É comum ouvirmos as crianças nos fazendo indagações e nos pedindo explicações minuciosas, não se dando por convencidas com “não sei” ou “é assim mesmo”, geralmente dão um cansaço nos adultos que muitas vezes não sabem como explicar ou não haviam parado para pensar no que inquieta os pequenos. Também é uma fase em que se mostram mais sinceras e imaginam poder ter tudo o que querem.

A curiosidade da infância é uma das características mais marcante, que levamos conosco durante toda vida. É o que nos coloca em movimento, em busca incessante por respostas, pois quando temos a resposta para uma questão, outra se forma. Quando adultos alguns podem deixam de questionar e refletir sobre os por quês? Por terem respostas prontas ou se conformarem com respostas simples, que dizem “é assim e não vai mudar” ou com o “não tem como fazer”, deixando de exercitar a capacidade de criar e inventar outras formas para resolver as dificuldades do dia a dia.

“Criança não mente”, os adultos se deparam com reações das crianças que os deixam sem saber como reagir frente à sua espontaneidade. Por exemplo, quando ganham um presente irão falar se gostaram ou não, pois expressam o que sentem. Nas empresas as pessoas são mais formais, querendo agradar a todos e às vezes tendo relacionamentos de aparências, não mostrando sinceridade no que sentem pelas pessoas.

Claro que todos aprendem a não falar tudo que pensam como as crianças dizem, pois já se tem discernimento para saber que há coisas que pode magoar o outro. A sinceridade é usada com cautela, pois quando a atitude do outro não nos agrada temos diferentes formas para informá-lo o que nos incomoda em seu comportamento. Além de podermos pensar no por que isso nos incomoda tanto, verificando também o que há em nós que precisa ser melhorado.

A alegria e o sorriso das crianças encantam qualquer um. Todos já passaram por esta fase e têm muitas histórias para contar. Lembram com carinho da infância, pois nesta fase podiam se satisfazer através da fantasia, imaginando ser quem quisessem, como um herói que pode voar e salvar vidas, com poderes, alguém que consegue tudo o que quer do seu jeito. Na fase dos porquês mudaram os questionamentos, mas continuamos com muitas perguntas sem respostas, pois é o que nos move a buscar e aprofundar o conhecimento.

por Gisele Dala Lana.

Comente, participe...

4 comentários:

  1. Oi William, realmente, deixamos de lado, com o passar do tempo, indagações importantes para o desenvolvimento do ser humano, por toda a vida.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Olá William.. o sorriso, a inocência e a a sinceridade das crianças jamais pode se perder....
    Como eu gostei de ler o seu post...
    Abraços amigo e feliz dia das crianças!!!

    ResponderExcluir
  3. Costumo falar que sou criança. a verdade é que a inocência das crianças e a alegria das crianças são contagiante, da até vontade de voltar no tempo... se todos nós cultivássemos apenas um pouco alegria tão espontânea das crianças o mundo com certeza seria outro. Um abraço Willian, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. OI William.
    como e bom ler essa linda post
    o mas lindo e ver uma criança sorrindo
    pra vc quando vc ajuda essa criança .
    não tem dinheiro que troca esse sorriso.
    um abraço.

    ResponderExcluir