domingo, 2 de outubro de 2011

Educação Filosófica: realidade social




A educação atual passa por mudanças significativas para o processo de socialização dos indivíduos, considerando-se cada vez mais aspectos da realidade individual, colaborando com o pensar e não apenas doutrinando entre o correto e o incorreto.

Partindo do âmbito escolar, podemos notar que, a passos lentos, porém muito objetivos, acontece uma reformulação no conteúdo programático da educação, tal reforma trata especificamente da intenção de despertar no educando seu próprio universo de sentidos e significados, tornando-o criador de opiniões, levando-o a produzir mais do que copiar.

Como exemplo deste novo momento, podemos citar o ensino de Língua Portuguesa, este passa por um processo fascinante de reorganização, colocando mais o produtor da língua, ou seja, seu falante, no centro do que é discutido, reafirmando que se deve, sim, saber a norma culta, mas sem a desmoralização do indivíduo que fala a língua das ruas, sem freiá-lo no processo de criação. Nessa citação, encontro um dos maiores relacionamentos entre a filosofia e o processo educativo.

No aspecto de formação dessa nova concepção de educação, infelizmente, existem barreiras a serem derrubadas. Há quem não tenha interesse no que o outro produza para mudar o seu mundo. A educação também é utilizada para a sustentação do poder, quem sabe mais é detentor deste e não quer dividi-lo com o próximo. Cabe a nós, estudantes, futuros professores, pertencentes às mais diversas classes sociais, escolher o destino de nossa educação. Para quem, em que condição, com quais intenções devemos cumprir nosso papel de educadores?

Minhas apostas para um mundo de paz são as mais otimistas possíveis, como expectador de uma mudança de atitude, desejo muito ser ativista no processo de humanização dos meus semelhantes, praticar o que tenho aprendido com meus anseios de quem também necessita humanizar-se.

Na prática, esse novo ensino traz a conscientização do universo começando com o individual, apontando aspectos, sejam eles físicos, linguísticos, ou tantos outros que levem o indivíduo a pensar-se como participante deste mundo, atuante no aspecto criacionista de pensamentos e ações humanas para o cultivo de boas perspectivas para seu mundo. Isto tudo levando também em consideração o mundo terreno, o meio ambiente, o respeito aos animais e às plantas e não a destruição do seu próprio habitat.

Acredito no amor como peça fundamental neste momento. O amor próprio, porém não egocêntrico. Esse sentimento que pode mudar o mundo, que é pensado por muitos e idealizado talvez por poucos. Consequências da falta desse amor levaram o homem ao preconceito e à discriminação, isto chegou à educação, que se transformou em opressora e autoritária, dividindo-o em classes, tornando os mais fracos quase que nulos em pensamento.

Graças a pensadores e grandes filósofos, hoje temos a certeza de que a mudança é possível, que a contradição é necessária, que não será fácil, mas que é preciso.

Por: José Francisco Ávilla Puccinelli Júnior

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Um comentário:

  1. Sua matéria está muito boa! A filosofia é de estrema importância principalmente no nosso tempo onde todos os conceitos estão mudando.

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