segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Preparou...apontou.....e... saiu a foto do ano!!!


A imagem de uma foto pode retratar um instante, sem maior consequência ou consegue transmitir uma carga de verdade como um soco no estômago. Como pretenso cronista sempre leio colunas e crônicas e me pergunto quando conseguirei retratar, em poucas linhas, uma realidade impactante. Dias atrás vi uma foto na primeira página do jornal “O Globo” que me deixou sem ar. Uma reportagem fotográfica que se tivéssemos um “Pulitzer” com certeza o ganharia.

Num primeiro plano, localizados nos extremos opostos da foto, Lula e Dilma, com expressões de poucos amigos, como pessoas que estivessem a contragosto num lugar, atrás deles, num degrau acima e bem no meio, José Dirceu com um sorriso diabólico como alguém que estivesse no comando total de uma situação.

A foto me deixou sem ar. Fez-me pensar em duas marionetes desgostosas com o que o mestre as obrigava a fazer, enquanto ele divertia-se enlouquecidamente com o espetáculo. Não sei se é verdade, mas a foto mostra quem realmente está no comando. Não é Dilma, e não é Lula influenciando Dilma. Quem está por detrás das mudanças ministeriais no governo?

Quando alguém quer ir do lugar X para Y, deve seguir o caminho que existe, por trem, avião, carro ou barco. Além de ter o veículo escolhido em boas condições, quem o dirige é de fundamental importância. Não conheço José Dirceu, sei que existe uma história cheia de mistério, espionagem e até de cirurgia plástica, o que demonstra que é um sobrevivente nato.

No entanto pelo pouco que se sabe é alguém que gosta de trabalhar nos bastidores do poder. Recebe a ministros, futuros ministros, pessoas com cargos importantes ou com futuras funções em empresas de destaque, despacham com ele normalmente.

De repente vem a minha mente vários nomes. Cardeal Richelieu, Bismarck, Marques de Pombal e o general Goldbery do Couto e Silva. Somente a história nos conta quem foram os verdadeiros detentores do poder. Uma foto na capa de um jornal mostrou quem é quem na atualidade, adiantando-se aos livros de história.

Ou nossa presidente se libera do mestre de marionetes, ou passará a história como tantos outros governantes que deixaram que a Eminência Parda de turno ditasse o que devia ser feito.

Uma foto, uma reportagem. Grande foto, grande reportagem.

Por:Ricardo Irigoyen

Gostou dessa? Comente, participe com sua opinião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário