terça-feira, 9 de agosto de 2011

Os salvos pela ignorância...



O polêmico escritor Diogo Mainardi, em diversos artigos publicados na revista Veja, mostra que, no Brasil, a ignorância de pessoas semiletradas é capaz de obter sucesso e garantir a prosperidade, já que a aquisição de conhecimentos e a leitura não contam para os apresentadores de TV, jogadores de futebol, políticos e outras brilhantes profissões "de ponta", sempre em alta neste País.

Isto lembrou-me do relato em A Vida das Abelhas, de Maurice Maerterlinck, onde um pesquisador enclausurou uma abelha e uma mosca numa garrafa de boca comprida. A garrafa foi colocada sobre a janela, na divisa entre a luz de fora e a escuridão da casa. Enquanto a abelha debatia-se no fundo da garrafa, voltado para a luminosidade, a mosca, após chocar-se com o vidro, em convulsivos e desnorteados vôos, conseguiu sua liberdade.

Poderia ser concluído que a abelha, organizada socialmente, disciplinada e trabalhadora era "menos inteligente" que a mosca, caso a experiência não se repetisse, mas, desta vez, com o gargalo voltado para a luminosidade. E assim o pesquisador o fez. A abelha saiu rapidamente sem bater no vidro, enquanto a mosca, em seu repetido vôo maluco só conseguiu sair depois de muita pancada no interior da garrafa. A abelha era mais sábia! Apesar disso, a mosca conseguiu sair nas duas ocasiões e a abelha, somente na segunda experiência.

Moral da história: a ignorância salva!

Salvam-se os ignaros ganhando muito dinheiro naquelas profissões que não exigem sabedoria, como indicam os exemplos atuais. Isto explica por que Machado de Assis, por pura ironia, soltou os loucos e colocou no manicômio os sãos, os aparentemente "normais", em O Alienista, tamanha contradição mundana.

Colombo não recebeu apoio e ajuda financeira do reino de Portugal porque seria incapaz de chegar às Índias. Os reis da Espanha, que nada entendiam de geocartografia, apoiaram Colombo. Por ignorância "descobriram" a América.

Eróstrato incendiou o templo de Diana em Éfeso no séc. 4 aC - uma das sete maravilhas do mundo -, ganhou sua fama e fortuna por ignorância, sendo imortalizado num conto de Jean Paul Sartre. Outro famoso incêndio, que deixou Roma em chamas para culpar os cristãos, foi causado pela ignorância de Nero, o imperador que tentou proibir a luta entre gladiadores, verdadeira política do pão e circo.
E o circo pegou fogo!

Jesus Cristo foi crucificado pela ignorância dos homens, e, por causa dela, foram salvos.
O padeiro Severino da Silva ficou famoso por ter passado no vestibular, do curso de Direito de uma faculdade particular. Severino era analfabeto.

Tomara que a garrafa do nosso destino esteja com a boca voltada para a luz, porque o vôo dos nossos pensamentos ignorantes pode até nos conduzir à saída da prisão física da vida, mas, como na Caverna de Platão, podemos ficar contentes com o mundinho das sombras e com a viseira nos olhos, sem nenhuma liberdade que o verdadeiro conhecimento nos dá, com muita humildade. Salve o mundo dos simples!


Por: Leonardo Teixeira.

Deixe sua opinião sobre o assunto!!!


2 comentários:

  1. Ou seja, é melhor correr até de sabermos das Leis de Deus, para Ingenuidade ou ficarmos sem sabê-las e sermos salvos pela nossa ingenuidade
    Por que é um incentivo a quem sabe a verdade, fazer o que sabe. Levando-se em consideração os naturalistas, que quanto mais adquirem compreensão sobre o funcionamento das coisas, mais renegam aquele que deu origem a todas elas e não é por ingenuidade, mas por arrogância. Quem quer que conheça os preceitos do Cristo e não os pratique, é certamente culpado; contudo, além de que os contém achar-se espalhado somente no seio das seitas cristãs, mesmo dentro destas quantos há que não o lêem, e, entre os que o lêem, quantos os que o não compreendem. Resulta daí que as próprias palavras de Jesus são perdidas para a maioria dos homens.abs
    ..

    ResponderExcluir
  2. Uau! Vc é inteligente, hein garoto?!
    Gostei muito.

    ResponderExcluir