sábado, 13 de agosto de 2011

A arte do envelhecimento humano



Toda ideia que se matura no transcorrer da consciência tende a ser brilhante. Todo ser adquire hábitos e experiência no transcorrer de seus dias. O tempo amadurece não só as frutas, mas as pessoas também.
Muita gente se envolve no engodo de permanecer jovem, torrando dinheiro com cirurgias e cosméticos incapazes de rejuvenescer ou atuar contra a gravidade e o peso do tempo.
Até mesmo a maçã de Newton caiu e apodreceu para comprovar também a força do curso vital de tudo.

Cícero, na obra Saber Envelhecer, cita que a irreflexão é própria da idade em flor, e a sabedoria, da maturidade. Muitos acreditam que a velhice seja ruim por afastar a vida ativa, por enfraquecer o corpo, por aproximar da morte e por privar dos prazeres.

A obra de Cícero comprova o contrário. A memória só enfraquece aos intelectualmente inativos. O mau humor e outras manias são inerentes ao indivíduo, e não se relaciona com a idade como muitos pensam.
Quem, mesmo jovem, pode segurar que estará ainda vivo no dia seguinte? Muitos jovens ainda correm mais risco de morte pelas condutas arriscadas de seus cotidianos.

A velhice só é ruim para quem deixa se abater por ela. A depressão alcança os adeptos da estética jovial e cilíndrica. Cabelos brancos e rugas exigem respeito. Geralmente denotam sabedoria. Mas bengalas são provas de idade e não de prudência, assim asseverou Platão.

Alguns velhos procuram se cuidar com uma vida saudável, pois se preocupam com a idéia de não poder planejar em longo prazo. Outros se ocupam de anestesiar os anseios, amenizando as angústias com a religião, que, por sinal é fator essencial para o espírito humano. Há ainda aqueles que se ocupam em fingir um esquecimento temporário nos vícios como o álcool etc.
Se a velhice for mesmo uma paródia da vida (Simone de Beauvoir) devemos reverenciá-la como merece. Há muitas pessoas da terceira idade vítimas de crimes e violências. Isso é inadmissível para quaisquer culturas.

Saber envelhecer é uma arte. Dizem que a responsabilidade julga um envelhecido. Se o gosto das frutas maduras é bem melhor, se os vinhos tornam-se melhores quando velhos, porque o homem também não pode ser?

A mansidão plena é encontrada quando se busca a felicidade nas virtudes da paciência e humildade, coisas difíceis de ver num mundo moderno. As lacunas que preenchem o vazio existencial só se completam com o convencimento transcendental.

Há muitos velhos bancando novos, e poucos novos bancando velhos. Tudo pela responsabilidade tardia. Envelhecer é fruto de sabedoria. Então, sejamos sábios e vamos respeitar os mais velhos.

Por: Leonardo Teixeira.

Deixe sua opinião sobre o assunto.


2 comentários:

  1. A sociedade colabora muito para que muitos idosos sintam o peso da idade. Frases como: voce nao pode fazer isso ou isso não é mais para a sua idade, podem marcar o início de um envelhecimento depressivo. Muito boa as colocaçoes do texto.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca sou de meias palavras e já digo antes de qualquer coisa que envelhecer é dolorido e triste, mas não por conta das rugas que a velhice traz e sim as fragilidades e limitações.
    Ninguém quer cuidar dos idosos, perdem a paciência com os mais velhos que passam a serem estorvos diante dos jovens.
    Olha amigo, sei disso porque sinto o problema na carne.
    Meu avô tem 97 anos.
    Sempre foi alheio a família, mas agora precisa dela para cuidá-lo e coube a nós, aqui, de casa.
    Apesar de ter uma fila de netos e mais outros dois filhos além da mamãe, ninguém aparece e vejo que ele, por sua vez, sente a falta do carinho dos outros.
    A gente faz o que pode, mas é muito difícil.
    Cultivo belos dias porque não sei como será meus dias de velhice.
    Talvez sejam bárbaros e talvez não sejam tão bons assim...
    Abraços

    ResponderExcluir