domingo, 17 de julho de 2011

Uma história da filosofia zen



Há uma história interessante que recebi esta semana. Repasso-a também para você, para que possamos analisar o que ela nos ensina.

Conta a lenda havia um samurai, que apesar da idade era capaz de derrotar qualquer adversário. Os discípulos ficaram temerosos um dia ao ver chegar um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos.

A técnica do guerreiro era esperar que o adversário fizesse o primeiro movimento, para em seguida contra-atacar com rapidez. Estava ali para derrotar o samurai e aumentar ainda mais sua fama.

Os estudantes tentaram dissuadir o mestre, mas ele aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre, gritando todos os insultos conhecidos, cuspiu em sua direção e chutou pedras na direção do mestre. Isso durou horas, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Os alunos ficaram desapontados pelo fato do mestre aceitar tantos insultos e provocações. "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?", perguntaram os alunos revoltados.


Ao que o mestre calmamente respondeu: "Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?


"A quem tentou entregá-lo" - respondeu um dos discípulos.


"O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" - disse o mestre - "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir."


Felizmente com os bons sentimentos acontece o contrário, já reparou? ao praticar um gesto de gentileza, bondade ou amizade, saem beneficiados as duas pessoas, aquele que deu e o que recebeu.


Não permita que lhe tirem sua paz de espírito.


por Mauro Benedetti - via e-mail (colaborador)

Gostei da mensagem que a história nos transmite, mas será que as pessoas conseguem colocar tudo isso em sua prática diária?

Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. A paciencia é um dom de Deus.
    Jesus quando estava na terra ele era tardio no ira e nos insinou issim não ultrajando aquem o apredejava. e nós podemos ter um mundo melhor se fazermos assim.
    Visite tamebem este Endereço http://www.conhecerepreciso.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a lição.
    Gostei de verdade.
    Boa semana.

    ResponderExcluir