domingo, 24 de julho de 2011

Somos racionais...será?



Ser Humano pela Wikipédia se define assim: "Um humano, ser humano, pessoa, gente ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao gênero Homo, família Hominidae, Homo sapiens - latim: "homem sábio" Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas...Como a maioria dos primatas superiores, os seres humanos são sociais por natureza, sendo particularmente hábeis em utilizar sistemas de comunicação, principalmente verbal, gestual e escrita para se expressar, trocar idéias e se organizar...."

Porém atenho-me somente à algumas palavras para pensarmos o homem e introduzir o tema de hoje. São elas: "homem sábio", "resolução de problemas", "se organizar".

Infelizmente não é isso que ultimamente temos presenciado por ai, pelo contrário me parece que o que menos temos feito é nos organizarmos, nossa realidade está mais para um sistema caótico e penso que acaba passando longe do racional, afinal, não é isso que nos diferencia dos outros animais?

Enfim, vamos ao assunto...
O Trânsito
Já mais que cansativo é o assunto trânsito, e vai dia e vem dia, ele segue nos perseguindo, nos noticiários de tv, nos jornais e revistas, em congressos, pois já tornou-se problema de saúde pública. Mas o que me assusta é que o assunto se torna mais elaborado.
Antes a preocupação era com acidentes de trânsito, hoje porém a preocupação continua sendo também com acidentes, mas ela estende-se às agressões, provocadas pelos acidentes, ou não.

Temos visto diariamente nas ruas de nossas cidades exemplos de pessoas descomprometidas com o outro, alheias aos limites existentes entre emoção e razão, colaborando assim para uma irracionalização de todas as coisas.

Assisti dia desses, novamente, reportagem que mostrava pessoas trocando agressões no trânsito como se estivessem em campos de batalha. Brigas essas que normalmente acabam entupindo os tribunais, com questões que deveriam ser amigavelmente resolvidas.

Afinal, "homem sábio"...não é assim que nos definimos? Sim porque foi dado ao próprio homem a habilidade de também definir todas as coisas, animais irracionais, todos os outros, e animal racional, o homem, porém me questiono, por onde anda nossa racionalidade?

"Resolução de problemas", será que definitivamente estamos cumprindo nosso papel de seres capazes de resolver problemas, se são nossos problemas acumulados que acabam sendo sublimados no trânsito, da pior forma que poderiam ser, através de violência.

"Se Organizar", definitivamente é disso que estamos precisando, parar, olhar para dentro e organizar antes de tudo o que existe dentro de nós. Talvez perdoar a si mesmo seja o primeiro grande passo rumo ao caminho da cura da alma. Somente alcança a serenidade aquele que consegue silenciar sua mente em meio ao turbilhão do dia a dia. E serenidade é o que mais necessitamos, para de fato podermos nos considerar sábios.


por: Patrícia Barazetti.

O que achas disso? comente, deixe sua opinião sobre o assunto.

2 comentários:

  1. Acho que racionais, nós somos - o problema está na capacidade de raciocinar de cada um. No jeito de ver e agir - essa é a grande diferença. Você pode observar que algumas pessoas agem como ou pior que um animal (os chamados irracionais). Cometem atrocidades, são repentinos - isso é porque não raciocinam com sabedoria. Até a sociedade toma algumas convenções por questões cultuais e todos sabem que não é o melhor. Os políticos, por exemplo, raciocinam que é um beleza,(srsrs) mas somente para o favorecimento próprio e de seus apaninguados. O bom-racional é opositor aos instintos, às paixões, sabe partilhar e vê tudo de forma profunda. É isso que penso, amigo William. Gosto muito de seus posts. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro amigo William!!!
    Se for julgar como um todo eu dia quase, pois muitos são piores que animais irracionais, praticam atos que até os animais condenariam.
    Parabéns pela excelente postagem, valeu meu amigo!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir