sábado, 30 de julho de 2011

Os verdadeiros donos do poder



Quando leio que primeiras damas, prefeitos, ex-prefeitos, ministros e políticos foram presos por desviarem dinheiro destinado à educação e à saúde, não posso deixar de me perguntar: Onde estão os responsáveis?

Fundos repassados pelo Governo Federal para ajudar na recuperação das zonas onde oferecem perigo de desmoronamento no Rio, não foram usados para o propósito destinado: Onde estão os responsáveis?

Obras de recuperação de rodovias, construção de novas estradas brasileiras, ampliação de outras: Onde estão os responsáveis?

Quando os órgãos de fiscalização vão atrás do dinheiro descobrem firmas fantasmas, mas não encontram o dinheiro nem as obras. Dá a impressão que estamos num show de mágica no qual fazem desaparecer nosso dinheiro.

O cidadão comum, você e eu, quando deixamos de pagar um imposto ou uma conta, ou faltamos a um compromisso somos devassados pela Receita Federal, cobrados pelas inúmeras agencias de cobrança, cadastrados como sonegadores ou inadimplentes, com uma efetividade impressionante. Somos isolados do crédito, olhados como meliantes e com olhares de reprovação.

Os donos do poder, certos da impunidade, podem fazer o que querem, sem ter medo das conseqüências dos seus atos, caem os políticos que se deixaram corromper, as firmas fantasmas somem diante de nossos olhos, deixando “laranjas” encrencadas ou inocentes desavisados perdidos no marasmo da burocracia. Eles, não. Ninguém os toca, a Receita nem investiga, por ordens superiores, os cobradores tem medo, os bancos não vão atrás de quem lhes dá seus maiores depósitos.

Não existem nomes nem endereços certos, mas todos sabem quem são e onde encontrá-los. Ninguém ousa apontá-los nem incomodá-los.
Quando uma sociedade vive sob uma tirania ou ditadores, todos sabem quem é o inimigo. Quando se vive numa democracia os donos do poder se escondem no povo e ao igual que a Hidra mitológica, cada vez que cortamos uma de suas cabeças nascem outras duas.

No último jornal li uma noticia que me chamou a atenção. Uma primeira dama trocou a verba destinada à saúde por uísque, bonecas, compras de supermercado e ração para cachorro. Que ser humano é este? Que passa pela cabeça desta pessoa?

Esta pessoa pensou que era dona do poder, mas foi enganada, ela é simplesmente mais uma que foi usada. Da mesma forma que o povo, que nos convencem que numa democracia os donos do poder são os que votam. Os que realmente são donos do poder nunca aparecem, ficam nas sombras, rindo, desfrutando do seu, do meu, do nosso dinheiro, que como trouxas entregamos a eles para que o administrem.
Nem adianta o voto, porque as verbas para educar ao nosso povo são desviadas, eles não querem um povo educado, que perceba e entenda que está sendo roubado. E as verbas para saúde também desaparecem porque dessa forma o povo morre mais rápido e haverá menos aos que alimentar.

Características do povo: ética, temor a Deus, bondade, preocupação com o próximo, vontade de fazer a coisa certa.
Características dos donos do poder: falta de ética, zombar de Deus, preocupação com eles mesmos, vontade de levar vantagem em tudo.
E você caro amigo, onde se enquadra?

Pense nisso!

Por.Ricardo Irigoyen.

É verdade ou não? Comente, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário