quinta-feira, 7 de julho de 2011

O poder da terapia



Já vi e ouvi muita gente condenando os livros de auto-ajuda. Quem é capaz de ajudar alguém senão a vontade própria de encontrar a cura? É a vontade que elabora a busca, apesar de não ser uma regra, ela pode ser despertada mesmo que outrem o leve ate o recurso. Terapia e uma questão de elã, de empatia. Por essa razão encontramos padres, pastores, pais de santos, médiuns kardecistas, budistas, benzedores, professores, enfermeiros, médicos e terapeutas auxiliando pessoas a encontrarem o seu milagre.

Nunca devemos deixar de considerar e muito menos desmerecer o que conhecemos durante uma caminhada até encontrar a cura seja ela qual for, pois tudo fez parte da mesma. Cada caminho oferece uma proposta, umas mais outras menos convenientes para cada momento de nossa vida, mas sempre nos fazem crescer e saber o que desejamos ou o que não desejamos mais.

Descobrir o que se gosta de fazer nem sempre se resolve com um teste vocacional, afinal possuímos muitas qualidades natas e inatas e isso muitas vezes nada tem a ver com o desejo maior de ser algo ou alguém no mundo profissional. Conheço muita gente mesmo ricas e aparentemente com sucesso e reconhecimento profissional, frustradas com o sistema de suas profissões. As questões amorosas são um tanto mais complicadas, pois muitos acreditam que é “preciso estar feliz”, amorosamente falando, para que todo o resto derive em bons resultados. Amar ou sentir-se amado é como reconhecer-se e ser reconhecido no mundo dos negócios.
Trabalho e amor nos movem e uma coisa esta sim ligada à outra. Pode ser.

O trabalho nos traz a referencia da identidade ou utilidade profissional como se não houvesse outras formas de “ser”, e se você não for, poderá ser considerado um “vagal” para alguns. Nas questões sentimentais dependendo da sua idade, se não tiver alguém poderá ser taxado de encalhado ou desesperado. O que não e real, pois se nunca é tarde para amar, por que uma mulher precisa casar cedo? E quem disse que casar é sinônimo de amar e ser verdadeiramente amado? Deveria ser. Afinal tem tanta gente que casa por interesse ou se sujeita a trabalhar em qualquer coisa pelos mesmos intere$$e$.

A terapia é um instrumento que auxilia aquele que busca elucidar os bloqueios que desarticulam as razões de sua busca. Acelera o processo da conquista de um novo patamar de existência, seja amoroso ou profissional oferecendo os mais variados recursos que têm por finalidade o equilíbrio do corpo, da mente, das emoções e do espírito humano. Antes de iniciar uma terapia estipule metas, aprenda a perceber as pequenas mudanças e as considere também como parte de um todo, Seja direto exponha o que você realmente sente.

Não faça rodeios. As duvidas atrapalham, principalmente porque em momento de conflito interno desenvolvemos uma tendência altamente critica como meio de defesa. Conceitue a felicidade, a prosperidade, a saúde, a espiritualidade, o amor, pois são pontos que variam de entendimento e que mudam ao longo da vida acredite.

O objetivo da terapia não e resolver o problema de ninguém e sim mudar a forma com o qual o problema central esta sendo vivenciado, para que através da proposta de um novo enfoque, a partir de você ele seja substancialmente transformado. Para que você tenha o controle da situação e não somente o seu terapeuta promovendo assim a sua autonomia sobre sua vida e suas futuras escolhas.
Paz e luz!


por Nelson Ribeiro- Passo Fundo-RS - O link do site do Nelson encontra-se neste blog.

Você concorda que a terapia nos ajuda a ter uma vida mais plena e feliz? Comente, participe...

Um comentário:

  1. Lindo o seu modo de se expressar... Encontrar a saída para nossos desafios pessoais, só através de muita reflexão mental... A terapia da alma é capaz de curar, nosso cérebro tem infinitos poderes e é dificil pôr em prática todos eles... Mas, vale a pena tentar impor alguns...

    Acesse http://www.octavo8dia.com

    ResponderExcluir