quarta-feira, 27 de julho de 2011

A música na escola e a fuga das drogas



A música, que se diz uma língua universal, é, sem dúvida, uma grande ferramenta para o combate ao uso de drogas, pois aquele jovem que aprende, passa a se dedicar à música a assim terá uma outra visão de mundo.

Por isso mesmo aplaudimos a música como disciplina obrigatória no currículo escolar, a partir do próximo mês, como determina a Lei 11.769, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, oferecendo espaço suficiente de tempo para que as escolas pudessem se adaptar ao processo, o que, infelizmente, ainda não aconteceu, considerando que, como salienta a matéria no Agora, poucos são os professores de Música disponíveis para a inserção dessa cadeira nas escolas de Ensino Fundamental.

Entendemos que, se queremos crianças afastadas do mundo das drogas, temos que oferecer opções para que elas possam se apegar a alguma coisa que prenda seu tempo ocioso e, para tanto, o esporte e a música encaixam-se perfeitamente no preenchimento dessa lacuna.

Muitos são os municípios que já oferecem condições de ensino musical a sua juventude, quer no incentivo a formação de corais, quer no ensino de Música com formação de bandas colegiais, ou mesmo de orquestras juvenis para as quais oferecem instrumentos. Os jovens, paralelamente ao aprendizado que levará para o resto da sua vida, tomam gosto por essa cultura, afastam-se das esquinas do mundo para buscar, na partitura, uma maneira de usar seu tempo ocioso e, com isso, tornar-se alguém que possa repassar à sociedade aquilo que assimilou nas salas de Música.

Essa lei oferecerá, também, uma nova dinâmica ao estudo posto que, para o preenchimento de vagas para ensino, fatalmente acontecerá a abertura de concursos públicos, coisa que, até então, não poderia atrair aqueles que estudam Música pela falta de campo de trabalho.

O futuro, nos parece, deve acontecer por esse caminho. Trabalhar a criança através do esporte, da música e de outras expressões artísticas que possam orientar cabecinhas que, pela falta do que fazer, se deixam levar pela habilidade daqueles que utilizam a inocência das crianças para jogá-las à margem da sociedade, destruindo suas vidas e colocando interrogações no futuro do mundo.

Será sonho vislumbrar, logo ali na frente, uma cidade onde cada escola tenha o seu coral, a sua banda musical e outras formas de expressões artísticas que possam trazer alegria ao estudante e orgulho aos pais?

Por Moacir Rodrigues.

Gostou dessa ideia? comente, participe!

3 comentários:

  1. Willian,
    Concordo totalmente.
    Assim como a música, toda a educação voltada essencialmente para as necessidades psicopedagógicas ,só trarão benefícios.
    Se cantar faz bem para a alma...o que farão no mundo tantas almas felizes, não é mesmo????

    ResponderExcluir
  2. É muito importante colocar em prática projetos sociais que permitam que a criança e adolescente tenham chance de se tornarem bons cidadãos.
    ótima postagem! Sempre é bom incentivar boas causas!
    Meu blog: http://tovoando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Link inserido com sucesso no Mamute.

    Obs.: procure enviar links que tenham imagens maiores para que a indicação do seu link não fique prejudicada no visual.

    ResponderExcluir