segunda-feira, 25 de julho de 2011

As mulheres e o estresse nosso de cada dia...



Matéria interessante que recebi e compartilho: “Especialista aponta dicas de como que as mulheres podem evitar o mal do século chamado stress. Mesmo tirando o sono e causando uma serie de outros problemas, é possível evitar o problema com algumas medidas simples

- A mulher conseguiu. Hoje, toma conta de casa, trabalha fora e muitas vezes cria os filhos sozinhas. Faz tantas coisas ao mesmo tempo que praticamente não há uma linha divisória entre uma atividade e outra. Ou, em boa parte dos casos, quando ela conta com a ajuda do companheiro, assume a maioria das demandas de um lar. Mesmo vitoriosa, ela paga sozinha uma conta bem alta. Estressa-se mais, cansa mais, se culpa mais e ainda é mal compreendida pelo universo masculino.

Outro ponto que tem contribuído para o aumento das preocupações é, sem dúvida, a vida financeira feminina. Prova disto é a recente pesquisa divulgada em vários jornais que apontam que as mulheres se estressam mais com finanças do que os homens. Cerca de 30% das mulheres apresentam níveis elevados de ansiedade em relação às suas finanças, em comparação a 17% dos homens. Os resultados, de um questionário preenchido por mais de 1 mil pessoas no primeiro trimestre deste ano, também mostraram que 9% das mulheres relataram "um estresse financeiro absurdo", em comparação a 3% dos homens.

De acordo com a sócia-diretora da Appana Mind, empresa focada no desenvolvimento humano e psicofisiologia aplicada e coach, Káritas de Toledo Ribas, a vida é repleta de compromissos, metas e cobranças. “Permanecer em constante estado de tensão é bastante prejudicial para o sistema imunológico. Hoje o estresse faz parte da rotina de muitas mulheres e lidar com esse problema significa estar mais preparada também para o mercado de trabalho, alem de denotar maturidade profissional. O que pode ser prejudicial é como as mulheres lidam com o estresse. Se ela transforma a situação em um transtorno isso é altamente prejudicial, agora se desenvolve uma percepção de desafio diante do estresse, possivelmente os resultados serão de qualidade”, aconselha Káritas.

Mesmo tirando o sono e causando uma série de outros problemas, é possível evitar o estress com algumas medidas simples, conforme explica a especialista em medicina do comportamento. “Saber identificar os pontos de estresses pode ser muito impulsionador, pois a partir desta informação a pessoa pode definir um plano de ação para lidar com a situação”.

Uma boa parte da pesquisa associada às técnicas utilizadas pela medicina comportamental tem nutrido interesse pela psiconeuroimunoendocrinologia, que é a área da ciência que estuda a interação entre os sistemas nervoso, imunológico, hormonal, associados aos fatores psicológicos. “Esta comunicação entre diferentes sistemas parece ser principalmente regulada por meio da liberação de substâncias cerebrais deflagradas por pensamentos e emoções. Tal interação finda na liberação de hormônios como o cortisol, que preparam o corpo para luta e para a fuga, iniciando uma resposta orgânica que é conhecida como estresse”, explica Káritas.

O estresse é um fenômeno biológico comum e conhecido por todos nós através de nossas próprias experiências. Em sua etimologia o verbete estresse tem como sinônimo o termo "strain" e remonta às origens das línguas Indo-Européias. No grego antigo, era a raiz de "strangale" e do verbo "strangaleuin" que significa estrangular. Em latim, a raiz formou o verbo "stringere" que significa apertar. Logo, as raízes do estresse remetem à idéia do empenho de forças fundamentalmente contrárias.

A percepção do estresse é bem antiga. Para os homens primitivos, a perda de vigor e o sentimento de exaustão que viviam após um trabalho intenso ou exposição prolongada ao frio, ao calor, perda de sangue, medo ou doença teriam alguma semelhança entre si.


Seguem algumas dicas da especialista para se prevenir do stress:

Coloque sua atenção no que você quer e abra caminhos para atingir sua meta;

Envolva as pessoas em sua visão e missão para dividir e produzir muito mais;

Delegue, compartilhe e auxilie, trabalhe em equipe e forme equipes;

Saiba ouvir peça feedbacks e respeite o que o outro tem para falar;

Influencie o clima da área e dos ambientes por onde passa de forma positiva, deixe nos ambientes informações boas;

Valorize o que você faz e o que os outros fazem bem;

Comunique com clareza, sensibilidade e harmonia.”


Por Leid Carvalho.

O que achastes do conteúdo do texto? Deixe seu recado, participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário