segunda-feira, 18 de julho de 2011

Amigos ou apenas colegas?



Nas nossas relações de trabalho conhecemos e passamos a ter contato com várias pessoas que não faziam parte do nosso cotidiano, como: colegas, chefias, clientes, fornecedores, etc.

Chegamos com cuidado para conhecer com quem iremos ter contato, alguns mais abertos outros mais fechados, uns mais receptivos outros resistentes. Vamos convivendo e nos identificando com o jeito de ser de alguns, pela forma de agir, pelas opiniões, gostos, etc.

A relação pode ir aumentando além das atividades laborais, como desejar sair com estas pessoas para passear ou solicitar seu auxilio para tomar uma decisão importante. Será que esta relação é apenas por ser colega ou há algo a mais?

No trabalho é possível encontrar diferentes tipos de pessoas, emitimos uma idéia sobre cada uma a partir dos primeiros contatos. Algumas são mais sérias e não há uma aproximação maior, são procuradas somente para tratar de assuntos profissionais. São aquelas que você cumprimenta e no máximo pergunta como está, mesmo que trabalhem numa mesma sala, estas são chamadas de “colegas de trabalho”. Geralmente gostamos de coisas diferentes delas e não há vontade de aprofundar esta relação.

Outras se mostram mais disponíveis e buscam uma aproximação maior, abrindo espaços para um convívio fora deste ambiente. Interessa-se em conhecer sua história, suas dificuldades, suas qualidades e passa a ser sua confidente tanto de assuntos profissionais como pessoais.

Há afinidades e preocupação de uma com outra, é aquela pessoa que você procura quando não sabe o que fazer, pois acredita que ela poderá lhe escutar e lhe ajudar, inclusive lhe chamando atenção se achar necessário. Nestes casos há uma relação de amizade.

Visualizamos rapidamente numa empresa, quem é apenas colega e quem tem uma relação para além disto, pelo jeito de olhar, se cumprimentar e de falar. Temos certeza do tipo de relação que possuímos com estas pessoas quando saímos de uma empresa, pois algumas continuarão em nossa vida e há aquelas com quem vamos perdendo o contato. Podemos até encontrá-las em algum local, mas o assunto será rápido e sobre trabalho.

Amigos continuarão em nossas vidas independente do trabalho, e por mais que não o veja sempre, quando o encontra é como se nunca tivessem se distanciado. Lembram dos seus gostos e de seu jeito de agir. Amigos vão e vem em nossas vidas, mas há aqueles que sempre farão parte de nossa história, que temos um sentimento em especial e que sabemos que podemos contar em qualquer momento.


por Gisele Dala Lana.

Comente, paricipe!!!

Um comentário:

  1. adorei o post!
    não só no trabalho como no colégio também!
    Tenho amigos que não vejo faz um tempinho mas nunca perdi contato.

    Os amigos sempre estarão com você, nas horas boas e ruins. É com eles que se pode contar.

    ResponderExcluir