domingo, 19 de junho de 2011

Sobre faltas e atestados no emprego



Ninguém pode escolher o dia e a hora que ficará doente, necessitando se ausentar do seu trabalho. Estas faltas são justificadas e entendidas pela empresa. Mas podemos optar pelo dia em que iremos realizar uma consulta médica, mesmo que haja algumas peculiaridades, como o especialista ter horário somente no turno da manhã.

Faltas e atestados em demasia e sem necessidade não são bem vistos pela empresa, podendo levar ao desligamento. Há os que precisam fazer isto, mas também há quem aproveite para tirar um dia de folga, afastando-se de suas atividades laborais.

Ter um dia livre para resolver problemas pessoais, relaxar e repousar é necessário, por isso existem as férias, as folgas, o descanso semanal remunerado. No entanto há pessoas que estão insatisfeitas e vão consultar num momento em que a empresa necessita do seu trabalho, sendo que poderiam esperar até outro dia.

Por exemplo, na terça-feira é o dia de maior movimento no seu setor e na sexta tem poucas atividades, se houver disponibilidade pode-se aguardar até sexta, ou então agendar na terça no último horário podendo executar algumas atividades e após ir à consulta. É fazer uso do bom senso, já que a empresa conta com você no seu horário e seus colegas também, podendo comprometer o trabalho final de toda a equipe.

Ainda há quem resolve faltar sem justificativa e não avisa ao setor que não virá, dando uma desculpa qualquer no outro dia, tem consciência que terá essas horas descontas em folha, mas não se importa. Com este comportamento, mostram para a empresa que não estão felizes com sua função e salário, deixando apenas duas opções, uma seria proporcionar o que desejam, promovendo ou revendo valores e a segunda é demiti-las.

Da mesma forma, há pessoas que se esforçam e se empenham para não utilizar seu horário de trabalho para o cuidado consigo. Sendo necessário a chefia incentivar em tirar um tempo para ir ao médico, para realizar um exame.

Faltas freqüentes evidenciam o desinteresse pelo atual emprego ou estar passando por dificuldades pessoais, se for este o caso a empresa poderá lhe ajudar a pensar numa forma de resolver a situação. No entanto se não há mais desejo de continuar neste local, deve-se abrir o jogo e verificar o que pode ser feito. Pois se um dia precisar e quiser retornar a esta empresa precisa ter tido uma saída transparente, colocando seus motivos e intenções.

por Gisele Dala Lana

Comente aqui no blog ou no dihitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário