quarta-feira, 15 de junho de 2011

Que tipo de sociedade temos?



Muitos anos atrás me ensinaram que existem diferentes denominações de sociedades e formas de governo. Algumas são chamadas de teocráticas, plutocratas, ditaduras, democracias, socialismo, comunismo, capitalismo e combinações entre elas e/ou outras que não estão aqui relacionadas. No entanto há uma coisa em comum em todas elas, existe um poder militar, um poder religioso e outro político.

Caso nos remontemos às primeiras comunidades do ser humano veremos que o mais forte era o poder militar, o mais pragmático era o político e o mais espiritual o intermediário com os deuses. Isso continua até hoje. Também desde tempos imemoráveis eles tinham maiores privilégios que o resto da comunidade, já que deviam resolver os problemas com os deuses, com os inimigos e com a sobrevivência do grupo. O mais forte era quem primeiro morria, defendendo seu povo.

O sacerdote era sacrificado em caso de não resolver os problemas com os deuses e o político era substituído e expulso quando fracassava. Em alguns tipos de sociedade estes poderes estão concentrados em grupos de pessoas e/o famílias.

Feitas estas considerações gostaria de fazer a seguinte pergunta aos meus amigos:
- Alguém poderia me dizer o nome do país que irei a descrever a continuação?

Está dividido em feudos familiares e regiões cartoriais. A justiça depende da fortuna e prestígio de cada pessoa. Existem diversas instituições funcionando acorde à música ditada pelos donos do poder. Bons serviços de saúde para poucos, para o resto doença e morte. Educação para os privilegiados, para os demais a ignorância para poder servir melhor aos proprietários feudais e de cartórios. Segurança pública não existe; somente a privada para aqueles que podem arcar com seus custos.

Atualmente existe uma política paternalista de fornecer alimentos para evitar a morte pela fome, equivalente a 0,0001% do que custa um “representante do povo” para defender os interesses daqueles que estão na pobreza. Os senhores feudais cobram impostos extremamente abusivos.
Na época da colônia os reis ficavam com um quinto da extração de ouro, eles ficam com mais de cinqüenta por cento. E, quando emprestam dinheiro para qualquer empreendimento os juros serão de acordo com os interesses dos donos do país, muito altos se você é amigo ou merecedor da simpatia deles ou extorsivos caso você seja um ninguém.

É um país no qual o cidadão comum vai preso quando comete qualquer infração, mas os outros nunca...

Que país será este?


Por Ricardo Irigoyen.

Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. O País é uma estrutura administrativa que formamos ao eleger certos politicos.
    A democracia é nosso sistema e somos em teoria socialistas, progressistas e livres.
    Porém, nem tudo que parece é.
    Hoje emos a internet como parimonio mundial, e nossa pátria é a própria web, globalizada e sem fronteiras.
    Vivemos no país do carnaval e das novelas.
    Quem será nosso próximo presidente?
    Nos EUA já foi o idolo de Hollywood, aqui depende da audiência....
    www.sitededivulgacao.com

    ResponderExcluir