terça-feira, 7 de junho de 2011

Namoro no ambiente de trabalho: como lidar quando o romance acontece



Com a correria do dia a dia é muito comum surgirem namoros entre colegas de trabalho. Segundo a vice-presidente de Gestão e Inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Crismeri Delfino Corrêa, considerando que hoje a visão do trabalho tem um cunho de prazer e satisfação, os relacionamentos tornam-se mais profundos. “Um bom local de trabalho requer que os colaboradores possam ter confiança, intimidade e envolvam-se em construção coletivas, o que muitas vezes pode oportunizar algum namoro”, declara.

Entretanto, é preciso cuidar para que o romance não atrapalhe o desempenho ou o clima dentro do ambiente de trabalho. O modo como o namoro é tratado pelos colegas ou superiores varia de acordo com a organização. Algumas empresas não impõem regras ou proibições, já outras adotam políticas específicas sobre o assunto e proíbem relacionamentos entre colaboradores ou em níveis hierárquicos diferentes. Por isso, antes de assumir a relação, é preciso conhecer e respeitar o procedimento de cada companhia.

Além de cautela e bom senso, evitando situações embaraçosas e interferências na produtividade do trabalho, uma boa conversa entre o casal é uma forma de impedir que o envolvimento prejudique a carreira ou o desempenho. “É claro que as pessoas não escolhem a relação quando envolve sentimento verdadeiro, por isso, acredito que a melhor solução é tomarem a decisão juntos”, completa Crismeri.
Independente da norma da empresa, manter a discrição é sempre um bom conselho. Ainda mais com a proximidade do Dia dos Namorados, quando os sentimentos ficam mais expostos. O ideal é manter as declarações de amor, flores e presentes para os momentos mais íntimos.

Com a correria do dia a dia é muito comum surgirem namoros entre colegas de trabalho. Segundo a vice-presidente de Gestão e Inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Crismeri Delfino Corrêa, considerando que hoje a visão do trabalho tem um cunho de prazer e satisfação, os relacionamentos tornam-se mais profundos. “Um bom local de trabalho requer que os colaboradores possam ter confiança, intimidade e envolvam-se em construção coletivas, o que muitas vezes pode oportunizar algum namoro”, declara. Entretanto, é preciso cuidar para que o romance não atrapalhe o desempenho ou o clima dentro do ambiente de trabalho.

O modo como o namoro é tratado pelos colegas ou superiores varia de acordo com a organização. Algumas empresas não impõem regras ou proibições, já outras adotam políticas específicas sobre o assunto e proíbem relacionamentos entre colaboradores ou em níveis hierárquicos diferentes. Por isso, antes de assumir a relação, é preciso conhecer e respeitar o procedimento de cada companhia.Além de cautela e bom senso, evitando situações embaraçosas e interferências na produtividade do trabalho, uma boa conversa entre o casal é uma forma de impedir que o envolvimento prejudique a carreira ou o desempenho.

“É claro que as pessoas não escolhem a relação quando envolve sentimento verdadeiro, por isso, acredito que a melhor solução é tomarem a decisão juntos”, completa Crismeri.Independente da norma da empresa, manter a discrição é sempre um bom conselho. Ainda mais com a proximidade do Dia dos Namorados, quando os sentimentos ficam mais expostos.

O ideal é manter as declarações de amor, flores e presentes para os momentos mais íntimos.

Por Crismeri Delfino Corrêa.

O que acha desse assunto? O Sr. Crismeri tem razão ou não é bem assim? Comente, participe!

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