quinta-feira, 16 de junho de 2011

Do que realmente necessitam filhos de pais alcolistas?



Pesquisas norte-americanas apontam a existência de 11 milhões de alcoolistas, estimando um número de 7 milhões de crianças e adolescentes com menos de 20 anos que estão vivendo com pais alcoolistas.
Quando uma pessoa cresce em um ambiente alcoolista, mesmo que ela não desenvolva uma dependência química, ela frequentemente adota alguns comportamentos dos seus pais que irão afetar seus relacionamentos. Elas convivem em um ambiente estressante, instável e com presença de agressão física e verbal, no qual a principal regra é não falar, não confiar e não sentir.

Pesquisas apontam que filhos de pais alcoolistas sentem-se culpados pelo alcoolismo do pai, são incapazes de confiar em outra pessoa e experimentam sentimentos de desesperança e pessimismo sobre o próprio futuro, insegurança e medo, os quais podem predispô-los a dificuldades de relacionamento.

Diante da culpa e dos conflitos familiares, os filhos assumem a responsabilidade de cuidar dos pais. Independente dessas crianças apresentarem ou não problemas de aprendizagem, elas sofrem ao presenciar os conflitos dos pais, a luta do pai alcoolista no desejo de abandonar a dependência química e os momentos de depressão da mãe. Enfim, elas convivem em um ambiente de caos e terror.

Os filhos de alcoolistas precisam aprender algumas coisas que podem protegê-los e ajudá-los a diminuir o sofrimento e, até mesmo, quebrar esse círculo que predestina que filhos de alcoolista serão futuros dependentes químicos ou irão se casar com dependentes químicos.

Primeiramente, eles precisam aprender o que é a dependência química e as consequências do uso de drogas. Esse conhecimento deve ser repassado de acordo com sua idade e vai ajudá-los a entender que eles não são culpados pelo uso de drogas dos pais.

Essas crianças geralmente se isolam e não sabem onde e como procurar ajuda. Então, elas buscam um adulto no qual possam confiar para demonstrar todo esse sofrimento e sair do isolamento. Esse adulto pode ser um parente próximo, avôs, tia ou sua professora. Se essas pessoas estiverem disponíveis e abertas para ouvi-las, elas se sentirão acolhidas, confortadas e poderão restabelecer seu relacionamento.

Criar um ambiente seguro e afetivo para que essas crianças e esses adolescentes possam expressar seus sentimentos de raiva, mágoa, medo, culpa, vergonha e até chorar é muito importante, pois, além de aprenderem a lidar com seus sentimentos, acreditarão que adultos e crianças se importam com elas. Essa experiência contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, autoestima e para a construção de outros relacionamentos estáveis e seguros, criando uma rede de apoio.

Se essas crianças forem ajudadas, elas poderão restabelecer sua saúde mental e desenvolver sua potencialidade, libertando-se da culpa e da responsabilidade de cuidado dos pais. Assim, elas poderão ser livres para poder seguir sua vida e construir uma história diferente daquela que seus pais e avós construíram.

Por Joseane de Souza.

Os filhos de alcoolistas precisam aprender algumas coisas que podem protegê-los e ajudá-los a diminuir o sofrimento e, até mesmo, quebrar esse círculo que predestina que filhos de alcoolista serão futuros dependentes químicos ou irão se casar com dependentes químicos.

Opine, participe!!!

Um comentário:

  1. Que sério isso para a sociedade e principalmente as crianças.
    Abraço.

    ResponderExcluir