quinta-feira, 30 de junho de 2011

De qual lado você é?



Você já reparou que algumas pessoas têm uma tendência natural a serem mais organizadas e a seguirem processos?
Parece que nasceram com um chip de organização implantado na cabeça. Mas outras pessoas por sua vez são tão desorganizadas e avessas às regras que têm mais dificuldade para adquirir novos hábitos de produtividade.

Algumas pessoas têm uma facilidade extrema em assimilar os conceitos, outras têm mais dificuldade. Se repararmos nesses dois grupos, podemos perceber diferenças predominantes que indicam uma tendência maior a um lado cerebral.

O cérebro humano possui dois hemisférios, ligados entre si pelo corpo caloso.
O hemisfério esquerdo, conhecido como consciente, é o responsável pelo raciocínio lógico.
O hemisfério direito, conhecido como inconsciente, é o responsável pelo raciocínio criativo.

O hemisfério esquerdo é organizado, racional, lógico, analítico e se baseia no uso das palavras. Ele emite ordens e combina conceitos. O hemisfério direito é completamente diferente. É intuitivo, imaginoso e criativo. Ele usa a linguagem do visual, do auditivo e do sensitivo.

Pessoas com o hemisfério esquerdo mais predominante têm a tendência a serem mais organizadas, analíticas e gostam de seguir processos. Conseguem facilmente seguir uma ordem para executar suas tarefas, são mais previsíveis, são pontuais e adorariam que o mundo fosse pontual.
Pessoas com hemisfério direito predominante possuem a tendência a serem mais espontâneas, têm mais dificuldades com processos, são mais desorganizadas. São fãs de pilhas de papéis, e caixas de e-mail cheias, gostam de atender diversos projetos simultaneamente e têm uma facilidade enorme de se distrair.
Não existe um hemisfério melhor que o outro, ambos são igualmente importantes. O segredo é saber utilizar os dois a seu favor na hora de ganhar mais tempo no seu dia.

Se você é uma pessoa que tem predominância do hemisfério esquerdo, precisa ser mais espontânea, conquistar sua flexibilidade diariamente. Os planos mudam e a mudança é a única constante certa no mundo.

Se você tem predominância do hemisfério direito, você não gosta de um processo de organização, então que tal tornar sua organização uma obra de arte? Com pastas coloridas, imagens, desenhos que associem as lembranças, etc.. Faça as coisas que parecem chatas para esse lado divertidas como elas deveriam ser.

Entenda o seu perfil e não se cobre tanto, trabalhe com pessoas diferentes de você. Experimente novos métodos! Faça as coisas chatas divertidas e as divertidas serem processuais.

Não existe um lado melhor que outro! Faça os dois lados trabalharem a seu favor para administrar seu tempo!

O que seus lados irão fazer de importante por você?

Use todos os seus lados!


Por Christian Barbosa.

Gostou? Comente, participe!

4 comentários:

  1. Meus hemisférios estão brigando sempre pra que ver que comanda. Mas acho que o direito ta ganhando na maioria da vezes ahuahauahuh. Vou dizer pra eles que não há vencedores e que ambos devem entrar em acorodo. Será que funciona?

    ResponderExcluir
  2. Willian, acabei de descobrir porque eu sou tão desorganizada, gsuis toma conta o meu lado direito tomo conta de tudo kkkk
    Obrigada amigo!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir