quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qual o lugar do trabalho em sua vida?



Em 1º de maio foi comemora do Dia do Trabalho. Data marcada pela busca por melhores condições de trabalho e dos direitos conquistados pelo trabalhador.

Atualmente, este dia pode passar despercebido por muitos, sendo lembrado apenas como um feriado, um dia de folga, de descanso ou festividade na empresa. Mas, também é um momento de refletir sobre o significado do trabalho na vida de cada um. Quando conhecemos uma pessoa, depois de perguntarmos o nome e mais algum dado, a próxima pergunta é “O que tu faz?”, “Com o que você trabalha?” ou “Onde tu trabalhas?” Isto nos mostra o quanto o trabalho é importante e investido na vida do ser humano.

Todos precisam trabalhar. É uma necessidade de sobrevivência, pela renda proporcionada e para que tenhamos uma atividade que ocupe o nosso tempo e nos faça perceber o que somos capazes de produzir, nossas potencialidades e dificuldades. O trabalho adquire um significado para cada um. Há os que fazem deste, sua vida. Há aqueles que amam o que fazem e mesmo que a remuneração não seja a esperada se sentem realizados no exercício da profissão.

Um exemplo, é a atividade dos bombeiros. Estão sempre em alerta, aguardando situações que desconhecem, embora sejam treinados para apagar incêndios, socorrer vitimas, a cada chamado poderão se deparar com situações inesperadas, colocando a vida em risco para ajudar o outro. Este ato nos mostra, que o reconhecimento da sociedade e a gratidão das vitimas que forem salvas, adquirem maior importância do que a própria remuneração. Escolhem esta profissão porque gostam de se dispor ao cuidado dos outros, sentindo-se realizados exercendo esta função.

O significado do trabalho tem haver com o empenho, a satisfação e motivação que cada um tem para realizar suas atividades do dia a dia, acordar pela manhã e pensar “ah tenho que ir para lá de novo” não é um bom sinal, pois mostra que pode haver um esgotamento deste profissional. Todos passam por situações, onde se sentem cansados e com vontade de ter uma folga, tirar férias, para que possam relaxar um pouco, porém quando estes sentimentos são freqüentes, a função e ambiente de trabalho devem ser repensados.

A maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa com seus familiares, por isso gostar do que se faz e ter um bom convívio com os colegas e chefias é fundamental para que possam se sentir bem neste local. Atualmente o trabalho pode ser comparado ao casamento, ambos devem estar de comum acordo com as condições deste relacionamento, além de se sentirem constantemente atraídos e satisfeitos com o desenvolvimento das atividades, independente do tempo que este durar.

por Gisele Dala Lana.

Comente aqui ou no dihitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário