terça-feira, 17 de maio de 2011

Primeira impressão: é difícil reconhecer quando estamos errados, diz estudo



A empatia geralmente está associada com a primeira impressão que temos sobre uma pessoa, afinal, como diz o ditado popular, “a primeira impressão é a que fica”.

Mas será que realmente conseguimos identificar a personalidade de uma pessoa em poucos minutos, e ainda, será que esta impressão é mesmo válida? Um estudo, publicado no periódico Social Psychological and Pesonality Science, aponta que na maioria das vezes, acertamos de primeira. Entretanto, é praticamente impossível saber se estamos errados, pois dificilmente há uma reavaliação dessas impressões.

O estudo envolveu mais de dez pessoas para participar de um experimento muito parecido com um “speed-dating”: um grupo ficava sentado enquanto o outro circulava pela sala, sentando em cada mesa e conversando com o outro durante 3 minutos. Ao final deste tempo, eles deveriam fazer sua avaliação sobre a pessoa com quem falaram e avaliar se suas impressões coincidiriam com as de alguém que conhece esta pessoa há muito tempo.

Para estabelecer um parâmetro, os pesquisadores pediram para que cada um também fizesse sua própria avaliação de personalidade e compararam com avaliações feitas por pessoas conhecidas próximas.

Pesquisas anteriores já mostraram que a impressão que temos sobre alguém pode ser apurada em conversas rápidas e o resultado deste novo estudo não foi diferente. “Os participantes fizeram um bom trabalho de percepção”, diz o autor do estudo, Jeremy Biesanz, da Universidade de Columbia, no Reino Unido. “A maior confiança das pessoas em suas avaliações, no entanto, não significou que eles acertaram mais ou menos as personalidades”.

Segundo Jeremy, a percepção sobre a personalidade do próximo é identificada no momento em que nos dirigimos a ela. “As pessoas só podem ser de duas formas: amigáveis ou antipáticas. Isto se percebe logo no primeiro contato. E a maioria das pessoas prefere ser amigável. Como todos agem da mesma forma, a maioria dos participantes acertou a personalidade dos outros”, explica.

Muitas decisões importantes são tomadas após o contato breve com alguém – a contratação de um candidato a uma vaga, com quem vamos sair, que aluno aceitar para uma universidade. “Mesmo que na maioria das vezes nossa primeira impressão esteja certa, é impossível sabermos se nossa percepção estava errada, pois não há uma segunda chance”, conclui.

Informações da Social Psychological and Personality Science.

O que achou disso? Você concorda com esse resultado? Comente, participe!

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria amigo! É bem assim mesmo que acontece, podemos confirmar isto por nós mesmos, eu por exemplo quando tenho o primeiro contato com alguém logo sei se a pessoa é boa ou má, parece até que existe algo que vai além de nossa percepção neste caso.
    Abçs...

    ResponderExcluir