quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ou a cidadania acaba com a corrupção, ou a corrupção acaba com o Brasil



O grande escritor paulista Mario de Andrade, autor do romance “Macunaíma”, publicado em 1928, já usava a metáfora da saúva para criticar e denunciar, na referida obra, a politicagem eleitoreira e assistencialista, vigentes à época. Infelizmente, quase um século depois, ainda vivemos momento de grande apreensão proporcionado por nossos governantes.

Basta a leitura dos principais jornais e revistas do país para sentir-se, como tenho me sentido ultimamente: estupefato, indignado e impotente com a série de denúncias que são feitas contra figuras expressivas da estrutura petista, que comanda o Brasil pela terceira vez.

Interesses contrariados de alguns e cumprimento do dever de ofício de outros vão descortinando uma série de escândalos e roubalheiras que causam inveja aos mais respeitáveis quadrilheiros internacionais.
Para consolidar esse ardiloso esquema, além de uma bem articulada estratégia de aniquilação da oposição, cooptando mais descaradamente que à época do mensalão, políticos de todos os matizes, inclusive, com suas organizações partidárias, os donatários do poder ampliam a intervenção do estado em setores básicos da vida nacional.

Fruto dessa esperteza, coadjuvada pelo perfil majoritariamente fisiológico e mutante da grande maioria dos nossos políticos, instalou-se, no Congresso Nacional, um verdadeiro balcão de negócios, comandado pelo Planalto e seus representantes, onde tudo passa e o contraditório é patrolado sem qualquer fastio, só vale o que aos Lullistas interessa, como, por exemplo, a aprovação no Senado desse absurdo reajuste no pagamento da energia de Itaipú, sem qualquer reciprocidade por parte dos paraguaios, pura politicagem internacional.

Representando cerca de 40% do PIB nacional, o governo é responsável pelo surgimento de uma nova classe emergente, prepotente e desprovida de qualquer caráter, que tem, literalmente, “destruído o roçado”, sem dó nem piedade, comprando a tudo e a todos em negociatas pelo Brasil afora.

O até pouco “blindado” ex-presidente Lula da Silva, finalmente é denunciado por um procurador regional da República, Manoel Pastana, que corajosamente representa contra Lula pedindo a sua responsabilização criminal pelo “Mensalão do PT”, onde já tem quarenta indiciados, já não é sem tempo.

No libelo do procurador regional, dirigido ao procurador-geral da República, dr. Roberto Gurgel, ele expõe, de maneira clara e insofismável, esse sentimento que se apossa, cada vez mais, entre os homens e mulheres deste país, que conseguem separar o real do fictício, o moral do imoral, ou seja, a indignação com o que vem ocorrendo. Se expressa, assim o dr. Pastana:

“No Brasil, muitas pessoas acreditam na impunidade. Parece que o ex-presidente Lula não só acredita, como tem certeza, e até faz piada com as irrisórias multas sofridas por sucessivas infrações a Lei Eleitoral. É preciso colocar um basta nisto, pois é inadmissível que o rigor da Lei seja aplicado apenas ao pequeno infrator”.

Este é o cenário, com a independência entre os poderes extremamente comprometida, esperamos que o Ministério Público e o Judiciário, em todas as suas instâncias, cumpram com seus deveres constitucionais, denunciando, processando e condenando essas práticas, cabendo a nós, cidadãos e cidadãs, utilizarmo-nos de todos os meios legais disponíveis para protestar, arregimentar, conscientizar e comunicar, é o que tenho feito em todos os espaços disponibilizados.

É um trabalho que demanda coragem, patriotismo e desprendimento, do qual ninguém está dispensado, pois boa parte da cidadania ainda se encontra inebriada pela campanha ilusionista, difundida pelo petismo de norte a sul do país. Encerro, reiterando: “Ou a cidadania acaba com a corrupção, ou a corrupção acaba com o Brasil”.

Pelo empresário Alberto Amaral Alfaro.

Comente aqui no blog, participe!

5 comentários:

  1. É como diz certo livro de sabedoria: por não se agir contra o mal é que as pessoas decidem praticá-lo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tenho 28 anos e todos os dias ligo a tv e vejo os jornais noticiarem denúncias de corrupçáo em brasilia, em governos, em prefeituras, em empresas estatais, etc....Desvio de milhões, bilhões e trilhões....E me pergunto será possivél ainda confiar no ser humano??? Principalmente no Brasil, onde sempre um quer ter vantagem sobre o outro.

    ResponderExcluir
  3. Nosso pais esta sem comando a muito tempo.O estado perdeu a sua funçao basica e trabalha para ele mesmo,nao para a populaçao.Isto vale para todos os niveis do governo.O sujeito se elege por conchavo,tem os dois primeiros anos de mandato para pagar a conta da eleiçao e os dois anos seguinte para arranjar dinheiro para a proxima eleiçao (dele e dos amigos).Nao vejo soluçao para isso ,ja que nao existe real interesse em mudar as coisas por quem poderia muda-las.Pressao popular ?? no Brasil ?? isto nao existe.Todos reclamam ,mas esperam que os outros façam alguma coisa,enquanto ele (e eu tambem) ficamos so reclamando.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, marchar pra legalizar maconha um bando de gente marcha. Parada gay reúne milhares nas ruas, e o carnaval paraliza o país. Já passeatas pra reclamar da corrupção quase não existem...

    ResponderExcluir
  5. O ruim sabe o que é ...muitos reclamam e poucos fazem ago, denúnciam, é como se fosse mais fácil deixar para lá.... tomara que os brasileiros mudem de postura e que cada vez seja mais usada a prática de união contra a corrupção. Abraços

    ResponderExcluir