domingo, 1 de maio de 2011

Os essênios e seus conhecimentos...



Os essênios viviam em harmonia com a natureza e com as leis naturais.
Os essênios visualizavam seu trabalho com as plantas e as árvores como a chave de todo o universo. O trabalho era a sua conexão com a natureza, o sol, a terra e a chuva.

Pelo fato de trabalharem a favor da natureza e não contra ela, podiam assegurar suas necessidades vitais com poucas horas de trabalho. Sabiam muito a respeito do clima, das estações do ano, dos fenômenos meteorológicos, conheciam as estrelas e a sua influência sobre as plantas, os animais e os homens. Mantinham-se conscientemente das cidades e aldeias para poderem viver mais próximos da natureza.

Além disso acreditavam que as degenerações, doenças e os transtornos mentais manifestavam-se primordialmente naqueles que haviam perdido o contato com a natureza.desconheciam o conflito entre a natureza e a cultura, espírito e corpo, pai e mãe, homem e mulher, yin e yang em suas mais amplas implicações.

Aliás, os essênios eram vegetarianos, os cereais constituíam a sua alimentação básica. Eram mestres na arte de tornar fértil a terra pobre e transformavam desertos em bosques.

Acordavam antes do raiar do dia, e sua primeira oração era dedicada ao sol, por isso eram por vezes chamados de “adoradores do sol”. Após a oração banhavam-se em água fria e tomavam a primeira refeição em silêncio. Trabalhavam até a tarde e a noite era dedicada a meditação e aos estudos dos ensinamentos.

Eram capazes de evitar a maior parte das doenças devido ao seu conhecimento das plantas medicinais.

Grande parte de seus ensinamentos referia-se a cura natural e espiritual. Também acreditavam nas propriedades curativas do ar, dos raios do sol, da água e da terra. Julgavam que viver contra as leis naturais era um pecado que mais cedo ou mais tarde seriam castigado com a doença.

Segundo algumas fontes a palavra “essênio” significa “aquele que cura”. Era de conhecimento geral naquela época que os essênios possuíam poderes especiais de cura, e pelo menos um deles é expressamente citado na Bíblia: João Batista. Já foi mencionado que Jesus provavelmente mantinha ligações com os essênios.

Nas narrativas que relatam as curas por ele efetuadas, afirma-se com freqüência que ele atribuía certas doenças a certo tipo de vida e de pensamento antinatural. Os atuais detentores de conhecimentos da cura natural, baseiam muitas de suas idéias nos ensinamentos essênios, onde enfatiza continuamente o significado da prevenção da doença. Considera-se a nutrição sadia, a base de alimentos puros, o fundamento da saúde. Comiam grãos, cereais integrais crus em forma de bolo triturado e suas hortaliças eram produzidas em suas hortas e frutas em seus pomares puros.

Hoje sabemos que muitas doenças degenerativas são causadas pela ingestão de poucos alimentos crus. Os essênios eram de opinião que a ingestão de carne de animais assassinados torna as pessoas frias e sem sentimento, nervosas, impacientes e propensas a doenças. Desconheciam o açúcar, mas é provável que o tivessem evitado pelos mesmos motivos.

Rejeitavam também as bebidas alcoólicas por motivos de saúde física e espiritual. A maior parte das refeições eram simples compostas de dois ou três componentes, além de jejuar uma vez por semana. Tinham grande consciência da importância da fé.

Sabiam com clareza que as doenças psicossomáticas se desenvolvem facilmente quando se perde o contato com as forças cósmicas. Com freqüência curavam simplesmente por restabelecer a fé. Por isso cultivavam uma mentalidade espiritual construtiva pois sabiam que a inveja, o ódio, a maldade, o sentimento de culpa entre outros sentimentos atuam perniciosamente sobre a saúde física e mental.


Por Nelson Ribeiro.

Comente, participe!!!

Um comentário: