quinta-feira, 26 de maio de 2011

O mal que faz o cigarro em nossas atividades diárias



Por maiores e melhores que sejam as campanhas contra o cigarro, diariamente à um crescimento considerável de fumantes que ignoram qualquer alertar aos riscos que correm. Nossas rotinas maçantes, estresses diários, e preocupações excessivas fazem com que muitos encontrem refugio, alivio e prazer no cigarro.

De diversas formas o tabaco prejudica e muito o desempenho físico, tanto em um simples subir de escada no trabalho, carregar as compras do supermercado , falar mais rapidamente sem muito intervalo, quanto em uma simples caminhada de final de semana, uma corridinha de lazer, um joguinho de bola com os amigos e muitas outras atividades sejam elas de lazer ou de nossas obrigações diárias.

Isso ocorre devido ao efeito do cigarro no organismo, que diminui a capacidade de nossos pulmões de absorver mais ar puro, juntamente com isso reduz-se também a capacidade do sangue levar mais oxigênio para as células e músculos o que diminui de forma pesada nossa capacidade física. Com o passar do tempo os pulmões dos fumantes se tornam mais fracos e perdem a elasticidade, fazendo com que tenhamos menos capacidade de expirar (colocar para fora) gás carbônico o qual deveria dar espaço para ar puro. Desta forma, desencadeamos problemas respiratórios, pois cada vez menos temos a troca de oxigênio em nosso organismo.

A nicotina, substância encontrada no cigarro, eleva os batimentos cardíacos exigindo que o coração do fumante trabalhe mais, batendo de forma acelerada, tendo muito mais esforço para ter a mesma performance de uma pessoa não fumante, isso tanto no dia-a-dia quanto em praticas esportivas. E assim como qualquer coisa que conhecemos na vida, tudo que exige demais logo acaba ou para de funcionar.
Devido a tais motivos citados, devemos enquanto temos tempo, mudarmos nossos hábitos e buscarmos sempre uma vida saudável. Com a prática de exercício físico liberamos endorfina (substância produzida por nosso corpo) que nos da uma sensação de prazer, a qual não ira nos prejudicar, e basta estarmos em constante movimento, cuidando de nosso bem mais precioso: a nossa saúde.


Por William Bier.

Comente , participe!!!

Um comentário:

  1. Faz quase um ano que deixei de fumar e sinto-me muito melhor.É a melhor coisa que fazem , deixem e só vão ficar arrependidos por não ter sido á mais tempo.

    Abraços e força

    ResponderExcluir