domingo, 15 de maio de 2011

Em que momento posso pedir um aumento salarial?



Quando você é contratado por uma empresa, tem uma combinação salarial de acordo com o cargo que irá executar. Salário fixo, comissão, gratificações e demais benefícios que poderá contar por um tempo indeterminado, pois geralmente não há uma data definida para rever estas questões salariais. Este assunto chega às empresas através do reajuste de dissídio ou salário mínimo, o qual não é visto como satisfatório pelos colaboradores.

Se as empresas contam com uma política de cargos e salários, os critérios para troca de função ou mudança salarial ficam mais claros, pois sabem que estão no cargo X I e que parar chegar ao X II terão um trajeto a percorrer para terem um crescimento profissional na instituição. No entanto, nem todas possuem esta estratégia e os processos podem ficar um pouco confuso, não sabendo como e a quem se reportar para a solicitação.

Antes de pedir um aumento é importante refletir sobre algumas questões, como a atual situação financeira da empresa, se está havendo cortes com custos, este não é o melhor momento. A segunda se refere ao desempenho profissional, como se encontra sua produtividade e o que agregou ao seu trabalho, desde a última combinação com a chefia.

Terceiro, mostre e defenda seus pontos fortes, que fazem com que mereça este aumento, evite comparações com salários dos colegas, pois as combinações são individuais. Quarto planeje uma estratégia, pedir um aumento não é como informar que não virá à tarde porque tem uma consulta, você deve preparar-se e estar certo de que merece este aumento, assim terá maior facilidade para mostrar a empresa os seus motivos.

Para solicitar uma promoção, o ideal é que cada um posso avaliar se neste momento a empresa tem condições de investir em sua atual função e ter argumentos reais sobre seu desempenho, além de estar preparado para assumir maiores responsabilidades, pois o aumento tende a ser proporcional, se irá ganhar mais, terá que produzir da mesma forma. Muitos têm medo de pedir um aumento e acabam buscando trabalho fora, e quando são chamadas em outro local recebem uma proposta salarial para permanecem no atual emprego, tendo então o merecido reconhecimento profissional. Pedir um aumento também mostra para a empresa que você não está satisfeito com a atual função e/ou remuneração, assim corre o risco do seu trabalho ser repensado por esta.

Por isso é importante avaliar todos os fatores citados acima, para saber se a solicitação deve ser realizada imediatamente ou aguardar um pouco mais, pois podem surgir oportunidades, que talvez nem tivessem sido pensadas por você. A empresa pode saber de seu comprometimento e seu potencial, mas ainda não tem outra vaga para lhe oferecer. Portanto, não aja pelo imediatismo, mostre seu potencial e sua capacidade para desempenhar o que é solicitado assim terá o reconhecimento da instituição.

por Gisele Dala Lana

Comente aqui ou no dihitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário