quarta-feira, 25 de maio de 2011

Educação: Justo é cumprir a Lei, ou estou enganado?



Seria cômico se não fosse trágico, nunca este ditado se encaixou tão bem em uma situação quanto na situação atual da educação Brasileira.

Não bastasse a falta de condições de trabalho vivenciada pelos Professores Brasileiros, que têm um piso salarial medíocre e que não é respeitado em alguns estados de nosso País, que ainda pagam salários inferiores ao mesmo, caso este explicitado pela Professora Amanda Gurgel do estado do Rio Grande do Norte, e que foi tornado público primeiramente pelo site de relacionamento You Tube e posteriormente em rede Nacional pelo Programa Domingão do Faustão da Rede Globo, onde a Professora reforçou seu clamor por uma preocupação maior com a Educação de nosso povo, que em muito depende dos Professores, mas que se torna cada vez mais difícil diante das condições de trabalho disponibilizadas para os mesmos, que ainda trabalham na área por amor, pois se dependesse da valorização financeira teriam feito como muitos outros, que desistiram desse sonho no meio do caminho.

Muitos por causa dos conselhos de seus Pais, que os orientaram a seguir qualquer outra profissão que não a de lecionar, pois sabem que é uma profissão ingrata em nosso País, no entanto, os mesmos que aconselharam seus filhos a não tornarem-se professores, salvo as devidas exceções, são os primeiros a criticar esta classe tão prejudicada, quando a mesma resolve fazer algo para melhorar sua situação, tratam os professores como vagabundos quando entram em greve, dizem ser um absurdo seus filhos ficarem sem aula, porém esquecem-se que esta é a única maneira de se fazerem notar pelos governantes, e também se faz necessário lembrar que o Professor para chegar ao ponto de parar com suas atividades, agüentou calado uma enormidade de injustiças, e não faz Greve por qualquer motivo.

Lembrem-se dos Bancários, Metalúrgicos, Profissionais da Saúde, que alcançam muito mais notoriedade ao parar com suas atividades, e ainda conquistam muito mais apoio por parte da opinião pública. Lembrem-se que os professores só pedem que a Lei seja cumprida, que o piso salarial que é Lei, seja respeito e posto em prática em todo território Nacional, sem exceções.

Não se trata de um aumento salarial descabido, é um direito adquirido por Lei, nada mais que isso, lembremos que toda profissão regulamentada têm seu piso salarial, o Professor era o único que não tinha, mas agora tem! E deve ser posto em prática, pois todos aprendemos lá na escola inicialmente, com os mesmos professores que estão lutando por seus direitos, que Leis foram criadas para serem cumpridas, então porque nossos governantes não o fazem? O que os torna diferentes de nós, será que esqueceram quem os colocou na posição que ocupam?

Parece que a grande maioria sim, esqueceu e só voltará a lembra meses antes da próxima eleição, quando precisaram novamente dos votos do Povo, que é Pai, Professor, Aluno, e que direta ou indiretamente acaba sendo prejudicado por essa situação, pois podem ter certeza senhores, os professores prefeririam estar em suas salas de aula, com seus alunos, do que correndo atrás de um direito já adquirido, mais que não está sendo respeitado por aqueles que nos governam.

Cabe a vocês decidirem agora de que lado ficar, de quem só quer ver a Lei cumprida ou de quem reluta em cumpri-la, eu já escolhi o meu lado, escolha o seu!


By: Rivaldo Yagi. Psico-habitat

Comente este artigo, participe!!!

Um comentário:

  1. ótimo Post. Concordo com você. O video da professora Amanda que se espalhou pela internet reflete não só a situação da educação no RN, mas em todo o Brasil. Concordo com ela que educação é sim urgente, o Brasil não pode ficar esperando para educar, é o nosso futuro em jogo. Eu sou DO Rio Grande ndo Norte e acredito que o estado é o melhor exemplo que se pode dar: A educação não funciona e por conseqüencia todos os outros serviços públicos estão na mesma situação. Junto com os professores, todos os outros serviços entraram ou estão quase entrando em greve (com todo o direito). A educação é a base para qualquer tipo de evolução que o governo queira.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir