quarta-feira, 11 de maio de 2011

Depressão pós-sexo existe?



Um estudo australiano, feito com mais de 200 mulheres, apontou que mais de 30% das entrevistadas já tiveram sentimentos intensos de tristeza após o sexo. Apontado como um fenômeno que pode ter influências biológicas, a chamada “disforia pós-coital” é um sentimento de tristeza intenso e que pode levar à evitação do sexo. O provável transtorno – hipótese apontada por Robert Schweitzer, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Queensland –, entretanto, pode ter diversas causas e a “patologização” da sexualidade deve ser vista com cuidado.

“A ideia de categorizar qualquer problema sexual de patologia é complicado. O sexo não tem regras definidas. Casos esporádicos ou episódios de tristeza não podem ser classificados como um transtorno. E se for constante, não necessariamente é um transtorno sexual. Pode haver um potencial para o desenvolvimento desses transtornos, mas não é algo determinado pelo fato de ter sentimentos negativos após o sexo”, explica a Liliana Seger, psicóloga especializada em sexualidade e pesquisadora ligada ao Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (Amiti) do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da USP.

Para Liliana, um sentimento intenso de tristeza após o sexo podem ser uma combinação de vários fatores. O sentimento de estar infringindo regras morais é um deles. “Dependendo da criação da pessoa, o sexo antes do casamento pode ser algo que traz à tona sentimentos de angústia, culpa ou remorso”, diz.

Não gostar da pessoa com quem se está dividindo o momento – ou da forma como a transa ocorreu – pode ser outro fator que leva a uma reação emocional intensa. “Um momento de desencanto ou uma frase dita de forma “errada” pode acarretar essa resposta emocional, afinal, o sexo não é algo isolado da história de vida da pessoa.

O que acontece antes, durante ou mesmo após a transa pode influenciar nos humores. Até mesmo a duração do sexo, pode levar a um sentimento de rejeição do parceiro e consequente tristeza, o que pode impactar a pessoa”, afirma a especialista.

Liliana enfatiza, entretanto, que se esses sentimentos forem constantes, o auxílio profissional de um psicólogo pode ser necessário. “Se a tristeza após o sexo é algo corriqueiro, o problema deve ser acompanhado, pois pode ser que outro transtorno, ligado ou não ao sexo – porém desencadeado por ele – esteja se instalando”, explica.


por Enio Rodrigo

Comente, participe!!!

2 comentários:

  1. Depressão em qualquer hora é terrível, imagina na intimidade do casal.
    Gostei muito da matéria, bem informativa, com certeza vai ajudar muitas pessoas.
    Bjsss.

    ResponderExcluir
  2. Bom, apesar de em mim o problema ter parecido 30 anos depois de eu ter iniciado minha vida sexual, fico mais tranquila, pelo menos sei que (mesmo nao sendo norma)l, isso existe e acontece com outras pessoas.... Pensei que estivesse pirado de vez.
    Obrigada pela matéria!
    FMD

    ResponderExcluir