sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como acreditar no político brasileiro???



O presidente do Senado, José Sarney, dias atrás, atacou a imprensa brasileira como culpada pela falta de crédito do meio político junto à população. Segundo o senador, os políticos estão desgastados porque são constantemente atacados pela mídia. No entanto, esquece o senador e o ex-presidente da República que a própria política feita no Brasil promove a descrença nas instituições. O senador Sarney, como nos mostram os noticiários, resolveu oferecer um jantar, cujo pagamento foi feito pelos cofres do Senado; quando o fato veio a público, o parlamentar salientou que vai reembolsar os valores gastos no "enche barriga" que custou uma soma superior a R$ 23 mil.

Se o fato não chegasse a público, certamente, o dinheiro dos contribuintes teria custeado o jantar, assim como deve ter custeado tantos outros banquetes e promoções pessoais. Será que a imprensa não deveria ter divulgado esse fato para não desgastar a categoria política?

Outro exemplo de desgaste e perda de credibilidade está na tentativa de blindagem do ministro Palocci quanto à sua condição financeira que, de uma hora para outra, conseguiu formar um patrimônio que, segundo os analistas políticos, está muito além das possibilidades de um ministro em tão curto espaço de tempo. O Planalto, no entanto, resolveu que o seu "homem forte" não deve ser investigado, outros podem, muito embora a oposição e, também, gente da própria base governista mostrem-se contrárias à posição adotada pelo Planalto.

Até pode, não podemos duvidar, que Palocci tenha conseguido tal patrimônio de maneira legal. No entanto, a própria disposição de blindagem, pela presidente Dilma e pelos seus companheiros, sob alegação de que o problema não passa de política com finalidade de desgastar o governo, deixam a situação mais confusa, possibilitando, com isso, sérias dúvidas e desgaste dentro da crença de que quem não deve não teme.

A cada novo dia, um novo escândalo vem envolvendo políticos em todos os níveis e, infelizmente, levando na correnteza do lodo, aqueles que usam a atividade pública na disposição de trabalhar com seriedade.

Daí, como não desgastar?


Por Moacir Rodrigues. moacir@jornalagora.com.br

Comente esse texto aqui ou no dihitt

Um comentário:

  1. só no brasil mesmo!
    caso se interesse há um video que esta circulando de uma professora do RN que reclama do pouco investimento na educação para que essas pessoas possam ganhar mais.
    obrigado por postagens assim.

    Bethodoug/nerdscult

    ResponderExcluir